As três operadoras móveis nacionais já estão ligadas à Internet Payment eXchange (IPX), uma plataforma da Ericsson disponibilizada recentemente, que tem como objectivo simplificar o modelo de negócio entre fornecedores de conteúdos e clientes.



Em Portugal está nesta altura a ser estabelecido o contacto com um conjunto de empresas fornecedoras, de áreas diferenciadas, prevendo-se para breve a conclusão de alguns contratos, segundo o adiantado por fonte da Ericsson ao TeK.



Num processo invisível para o consumidor, o IPX da Ericsson está centrado na cobrança de conteúdos móveis premium distribuídos via SMS, MMS, Internet e WAP, possibilitando que os utilizadores de telemóvel comprem conteúdos de diferentes fornecedores que depois são debitados na factura apresentada pelo seu operador de rede.



"A experiência mostra que os consumidores estão relutantes em ter novas relações de facturação para pagar pelos conteúdos. A taxa de penetração actual dos telefones móveis e a natureza dos pagamentos entre os utilizadores móveis e os operadores, torna esta relação verdadeiramente apropriada para os micro-pagamentos", considera a Ericsson num comunicado enviado à imprensa.



Os canais de televisão, os media, as grandes empresas e os fornecedores de conteúdos e de aplicações são exemplos apontados de possíveis clientes do IPX da Ericsson.



O IPX foi inicialmente lançado na Suécia em 2003 e, desde então, fornecedores de conteúdos e operadores de várias partes do mundo têm vindo a integrar esta solução. Actualmente, está disponível em 13 países e o número de clientes ligados a este serviço ultrapassou já os 360 milhões.



Um exemplo recente da utilização da plataforma foi a angariação de donativos para a Cruz Vermelha por ocasião do tsunami na Ásia, que permitiu que poucos dias após a catástrofe tenham sido doados, directamente àquela instituição, mais de um milhão de euros para apoio às vítimas, através do envio de SMSs.



Notícias Relacionadas:

2004-10-22 - Conteúdos móveis crescem em Portugal liderados pelo entretenimento

2004-09-13 - Jogos e outros serviços de entretenimento em bundle contribuirão para receitas móveis