A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), considerada o maior encontro internacional de jovens católicos, que conta com a presença do Papa Francisco, já começou em Lisboa, decorrendo até ao dia 6 de agosto, e mais de um milhão de pessoas são esperadas na cidade até domingo. 

Dados da Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa (PGIL) mostram a evolução no número de telemóveis em Lisboa. Uma imagem partilhada por João Tremoceiro, Diretor e Chief Data Officer do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa (CGIUL), no LinkedIn, permite ver a dispersão de telemóveis na cidade no segundo dia da semana da JMJ, pelas 13h40. 

JMJ 2023 | Dados mostram evolução do tráfego de dados, roaming e padrões de mobilidade
Via João Tremoceiro (LinkedIn)

Como explica o responsável na publicação, os dados da PGIL, que integra atualmente perto de 4 milhões de registos diários, permitem aos vários serviços da Câmara Municipal e do Governo perceber o que se está a passar em tempo real, apoiando a tomada de decisões.

João Tremoceiro detalha que a informação é obtida através da triangulação das antenas às quais os telemóveis estão conectados, não pelos dados de GPS.

Nas palavras no responsável, os dados são utilizados para entender as dinâmicas de movimento das pessoas na cidade, onde há maior concentração e para onde se deslocam, não para obter informação específica que permita identificar determinados telemóveis.

Segundo dados partilhados anteriormente pelo Diretor e Chief Data Officer do CGIUL na mesma rede social, a cidade tinha, na semana passada, um total máximo de telemóveis que se aproximava dos 700.000, com 100.000 em roaming.

Na segunda-feira, dia 31 de julho, “o número desceu para perto de 600.000”, indica o responsável, acrescentando que os 100.000 telemóveis em roaming se mantiveram. Já no dia 1 de agosto, data em arrancou oficialmente a semana da JMJ 2023, não se registaram subidas significativas no número total de telemóveis. No entanto, o número de telemóveis em roaming já se aproximava dos 140.000.

De acordo com João Tremoceiro, os números parecem “indicar que muitos nacionais saíram de Lisboa durante o fim de semana”, uma constatação que é confirmada por uma redução de aproximadamente 50.000 telemóveis "que entram em Lisboa pelas principais vias de acesso na hora de ponta da manhã".

Em resposta a questões colocadas pelo SAPO TEK, fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa explica que os dados citados pelo CGIUL "são obtidos junto de um operador de telecomunicações, que disponibiliza a informação relativa aos 3 operadores".

A informação corresponde "à quantidade de telemóveis existentes por quadrícula de 200x200m", sendo que "são disponibilizados anonimizados e a cada cinco minutos". "Posteriormente são integrados na Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa (PGIL), sendo fornecidos aos utilizadores para apoio à tomada de decisões", indica.

"O CGIUL é um serviço da Câmara Municipal de Lisboa cuja função é disponibilizar dados e analítica para apoio à decisão dos diversos serviços do município e, no caso das Jornadas Mundiais da Juventude, também a alguns serviços do Estado para apoio à gestão de operações de segurança/mobilidade", reforça fonte oficial da Câmara Municipal de Lisboa". 

Tráfego de dados e roaming atinge "números recorde" 

Já dados da MEO, que é parceiro fundador das telecomunicações da JMJ, indicam que foi registado até esta terça-feira um crescimento de 129% de tráfego de roaming e mais de 56 TB de tráfego de dados, dos quais mais de 16 TB foram processados pela rede 5G da operadora. Os valores são descritos pela operadora como "números recorde no arranque do evento".

A operadora realça que a afluência de visitantes de todo o mundo para o evento está a refletir-se nos dados registados em roaming, tendo detetado “um acréscimo de mais do dobro do que tinha registado no início do mês de julho”, explica em comunicado. 

Jornada Mundial da Juventude: MEO abre a porta do War Room e mostra como vai garantir as comunicações no evento
Jornada Mundial da Juventude: MEO abre a porta do War Room e mostra como vai garantir as comunicações no evento
Ver artigo

No que toca ao tráfego de voz, só no dia 1 de agosto a MEO registou mais de 204 mil minutos de chamadas. “São mais de 3400 horas, quase 142 dias de comunicações, em apenas 24 horas, só no Parque Eduardo VII”, afirma a operadora. 

Recorde-se que, ainda ontem, a Vodafone deu a conhecer que tem uma nova solução, desenvolvida em parceria com a Celfocus, que vai estar a interpretar dados da rede móvel em Lisboa ao longo de toda a semana da JMJ.

Os dados da Vodafone Analytics vão permitir saber de onde vêm, por onde se movem e como interagem os peregrinos do evento. Ontem foi detetado um “aumento de 36% na chegada de visitantes a Lisboa em relação aos sete dias anteriores ao arranque do evento", avançou a operadora.

Vodafone Analytics

“A maior parte destes visitantes chegaram de países como França, Reino Unido e Espanha, enquanto os visitantes nacionais vieram sobretudo dos distritos de Setúbal, Faro e Porto", indicam os dados.

Para lá da entrada de peregrinos em Lisboa, os dados revelam que, na última semana, 10% dos residentes saíram da cidade, com destino sobretudo a Loulé, Albufeira e Sintra, "numa altura que, tradicionalmente, é também de partida de muitos residentes para férias fora da capital", realça a Vodafone.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 18h14)