
O leilão para atribuição de frequências de quarta geração em Itália está em marcha e a primeira fase já permitiu ao Estado perceber que o encaixe financeiro pode ser maior que o previsto. De acordo com informação hoje disponibilizada pelo governo de Berlusconi, a atribuição de seis blocos de frequências na banda dos 800 MHz rendeu 2,96 mil milhões de euros.
Contudo, o Estado recebeu já ofertas no valor de 3,7 mil milhões de euros, quando a previsão inicial apontava para um encaixe de 3,1 mil milhões de euros, somando valores para todas as frequências disponíveis.
Nesta primeira fase do processo a Telecom Itália desembolsou 992,2 milhões de euros, a Vodafone 992,4 milhões e a Wind 977,7 milhões. A 3 Italia também apresentou uma oferta mas não conseguiu frequências. O processo de leilão continua hoje para outras bandas de frequências também disponíveis, de acordo com a imprensa internacional.
Em Portugal o leilão para atribuição de frequências para a quarta geração móvel deverá avançar até ao fim do ano e prevê-se que o Estado encaixe com a operação de cerca de 500 milhões de euros.
No memorando assinado com a troika defina-se que o procedimento avançasse durante o terceiro trimestre do ano, que acaba este mês. Antes disso a Anacom garantia que o leilão ia realizar-se até Junho deste ano.
Na primeira atualização ao memorando, que tem vindo a ser conhecida nos últimos dias, o leilão surge agora como medida prevista para os últimos três meses do ano.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários