A fase principal do leilão do 5G continua a sua longa “travessia”, aproximando-se rapidamente da marca dos seis meses, tendo avançado hoje para o seu 125º dia. Nas 12 rondas de hoje, as licitações atingiram os 331,778 milhões de euros, numa subida de 651 mil euros face ao dia anterior.

Segundo os mais recentes dados disponibilizados pela Anacom é possível constatar apenas mudanças em relação à faixa dos 3,6 GHz, em linha com a tendência que se tem vindo a verificar desde março.

Hoje nesta faixa nativa do 5G verificam-se subidas de apenas 1% em relação a 12 dos 40 lotes disponíveis, todos da categoria J. Em relação ao preço de reserva, cinco dos lotes desta categoria já valorizaram 340%, com os restantes a ultrapassarem essa marca.

Clique nas imagens para mais detalhes

A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, resulta agora num encaixe potencial de 416,129 milhões de euros.

Recorde-se que, na semana passada, entraram em vigor as novas regras do leilão, duplicando o número de rondas diárias, e o valor das licitações também duplicou, mas mantém-se abaixo do milhão de euros diários que era a norma até ao 96º dia.

A Anacom já relembrou que o atraso nos procedimentos do leilão coloca em risco o desenvolvimento e entrada em funcionamento das redes 5G, considerando também que a alteração feita ao regulamento não afeta a estratégia dos licitantes.

Num estudo partilhado acerca os cenários de evolução dos valores dos lotes a concurso, a Anacom demonstra que se as licitações realizadas não recorressem a incrementos de 1 e 3%, o mesmo valor acumulado em mais de 100 dias podia ter sido atingido mais rapidamente.

Caso se mantenha este padrão de licitações, há o "sério risco" de "o leilão perdurar por um período largamente superior ao que era inicialmente antecipável (e muito superior ao que tem sido a duração normal destes procedimentos na grande maioria dos Estados da União Europeia)", sublinha a Anacom, que não afasta a possibilidade de voltar a alterar as regras, impedindo aumentos de valor de 1 e 3%.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 19h25)