Na próxima semana o leilão do 5G chega aos seis meses de duração, só da fase principal que começou a 14 de janeiro, uma extensão épica que ultrapassa qualquer outro procedimento para obtenção de licenças de operação de telecomunicações em Portugal e na Europa, onde o máximo tinha sido registado na Alemanha. E isto só para a fase principal, porque na verdade a licitação do espectro necessário para oferecer serviços 5G tinha começado a 22 de dezembro de 2020, com a fase dos novos entrantes, os operadores que ainda não têm redes em Portugal.

Hoje cumpriram-se 12 rondas de licitações, no 124ª dia da fase principal do leilão, e a Anacom dá conta dos valores das licitações para cada um dos lotes. Como tem sido habitual nos últimos meses, o interesse dos operadores está concentrado nas faixas do 3,6 Ghz, uma das faixas nativas das redes de quinta geração, e os incrementos de valores voltaram a fazer-se nos mínimos, com 1 e 2% acima das ofertas registadas ontem.

O encaixe potencial desta fase do leilão já está acima dos 331 milhões de euros, mas somada à fase dos novos entrantes o leilão já pode garantir um valor de 415 milhões de euros para os cofres do estado pela venda dos direitos de utilização do espectro que dará aos operadores a possibilidade de lançarem serviços comerciais de 5G.

Leilão 5G: 100 dias da fase principal com licitações das operadoras a subir acima dos 320 milhões de euros
Leilão 5G: 100 dias da fase principal com licitações das operadoras a subir acima dos 320 milhões de euros
Ver artigo

E embora não se saiba quem são todos os participantes no concurso, a MEO, NOS e Vodafone já disseram que estão em jogo e que estão prontas para lançar os serviços. Ainda ontem a Vodafone fez mais uma demonstração do potencial do 5G durante a gala dos prémios PLAY - Prémios da Música Portugal, com a atuação da banda Best Youth a acontecer à distância e em tempo real entre o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e a Casa da Música, no Porto, numa sintonia so possível com a alta velocidade e baixa latência do 5G.

Esta semana entraram em vigor as novas regras do leilão, duplicando o número de rondas diárias, e o valor das licitações acabou por subir, duplicando também, mas mantendo-se abaixo do milhão de euros diários que era a norma até ao 96º dia. A evolução pode ser vista no gráfico

Evolução das licitações do leilão 5G - 124º dia
créditos: SAPO TEK

Grão a grão, o valor vai mesmo assim crescendo, e o encaixe potencial com o leilão do 5G já está mais de 135 mil euros acima do previsto pela Anacom, mas não se sabe até quando o provedimento pode ainda durar.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Foi atualizado o gráfico que continha erros. Última atualização 11/07/2021 às 10h25