Depois das licitações do primeiro dia terem ultrapassado os 48 milhões de euros para os lotes a concurso nesta primeira fase do leilão, reservada a operadores que ainda não têm presença no mercado móvel português, o segundo dia mostrou o interesse que existe na faixa dos 1800 MHz, onde há 3 lotes de 2 x 5MHz disponíveis.

As licitações atingiram hoje os 10,403 milhões de euros para cada um dos lotes desta faixa de espectro, mais do que duplicando o preço base definido para a reserva de espectro que era de 4 milhões de euros para cada um dos lotes.

Para a faixa dos 900 MHz, onde há apenas 1 lote de 2 x 5MHz, o valor manteve-se nos 30 milhões de euros, o mesmo já atingido ontem.

No total o valor hoje licitado atingiu os 61,2 milhões de euros.

Leilão do 5G - 2º dia licitação

Estes valores correspondem apenas a quatro dos lotes previstos no leilão, um de 2x5MHz na faixa de espectro dos 900 MHz e 3 de 2x5MHz nos 1800 MHz, para novos operadores que ainda não tenham serviços em Portugal. Nas fases seguintes são abertas licitações para outros lotes e faixas de frequência, na fase geral do leilão.

Este foi o quadro de resultados publicado pela Anacom ontem, no final do primeiro dia de licitação da fase reservada a novos entrantes.

 Informação diária sobre o leilão 5G - Anacom - 22 de dezembro

Esta fase do leilão é anterior à fase geral em que participam todos os interessados, incluindo a MEO, a NOS e a Vodafone que já confirmaram o seu interesse. Segundo as regras, vai manter-se enquanto houver interesse e licitações para os lotes a concurso.

Depois da licitação de novos entrantes segue-se a licitação geral, e só depois a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças.

Segundo a informação publicada no site da Anacom, a próxima comunicação só acontecerá a 4 de janeiro, o que indica que até lá não há licitações a decorrer.

Leilão deve valer 237,9 milhões de euros

Os preços base de licitação tinham sido definidos em fevereiro, com a proposta de regulamento, e foram mantidos com a apresentação do regulamento final em dezembro. Os operadores dizem que é um valor elevado, mas o presidente da Anacom considera os valores justos.

"CONSIDERÁMOS ESTE PREÇO BASTANTE AJUSTADO PARA O LEILÃO, NA FAIXA DOS 700 MHZ, E NOS 3,6 GHZ, ONDE O PREÇO FINAL EM PORTUGAL É MUITO INFERIOR À MÉDIA DOS PREÇOS DE RESERVA NA EUROPA E NOS ANUNCIADOS DEPOIS DE 2018", EXPLICOU DURANTE A CONFERÊNCIA.

Cadete de Matos defendeu que este é o leilão com a maior quantidade de espectro na Europa, e que o objetivo não é o encaixe financeiro mas o desenvolvimento competitivo dos serviços que satisfaçam as necessidades dos consumidores e de todos os empresários.

Apresentação do regulamento do leilão para o 5G em Portugal
Preços ajustados pela população, PPC e duração dos DUF (700 MHz)

Recorde-se que o projeto de leilão fixa o preço de reserva do espectro nos 237,9 milhões de euros, somadas todas as faixas de espectro que são disponibilizadas.  Só para os 700 MHz a Anacom prevê a atribuição de seis lotes de 2 x 5 MHz no valor de 19,20 milhões de euros cada, no valor total de 115,20 milhões. Para a faixa de 3,6 GHz considera-se a disponibilização de 40 lotes de 10 MHz no valor total de cerca de 45 milhões de euros.

Apresentação do regulamento do leilão para o 5G em Portugal
Preços de reserva

Crise aberta com contestação ao regulamento

As críticas que os operadores de comunicações fizeram ao projeto de regulamento do leilão subiram de tom com a divulgação do regulamento final, e foram feitas várias acusações em tom inédito no mercado das telecomunicações, ameaças de congelamento de investimentos e processos em tribunal para travar a aplicação, mas o leilão acabou pr avançar.

Leilão do 5G: Os 5 pontos chave para entender as críticas ao projeto de regulamento
Leilão do 5G: Os 5 pontos chave para entender as críticas ao projeto de regulamento
Ver artigo

Apesar de manter o preço a Anacom introduziu maior flexibilidade no pagamento do espectro, com 50% de pagamento diferido. Inicialmente estava previsto o diferimento de 1/3 do valor, que estava incluído na proposta inicial do regulamento. O regulador refere que permite-se "o diferimento do pagamento de metade do preço final de todas as faixas de frequências e o escalonamento do pagamento diferido por um maior número de anos. O prazo da caução a apresentar pelos candidatos foi igualmente encurtado, com vista à redução do seu ónus".

Anacom sublinha 7 objetivos no regulamento do leilão para o 5G e vai manter preço e obrigações de roaming nacional
Anacom sublinha 7 objetivos no regulamento do leilão para o 5G e vai manter preço e obrigações de roaming nacional
Ver artigo

As obrigações de cobertura são também um dos fatores destacados. A Anacom sublinha que estão de acordo com as definições do Governo, definidos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 7-A/2020, para o qual foram ajustadas. Os operadores têm agora de cobrir,  até final de 2023, 75% da população e 95%, até 2025, em zonas de baixa densidade, e nas regiões  autónomas da Madeira e Açores. João Cadete de Matos voltou a salientar a importância dos acordos de roaming nacional para a garantia destas coberturas, e da partilha de investimentos entre operadores.

Apesar de manter o objetivo de cobertura de duas cidades, uma no litoral e uma no interior, João Cadete de Matos admite que devido à pandemia não será possível cumprir esta meta este ano, mas lembra que há vários testes em curso que permitirão fazer esse lançamento de forma rápida.

Com a aprovação do regulamento, a Anacom atualiza o calendário para o leilão, prevendo que os procedimentos estarão concluídos durante o primeiro trimestre de 2021. João Cadete de Matos afirma que considera ser possível fechar os procedimentos em janeiro de 2021, e que depois de atribuídas as licenças os operadores podem avançar com os serviços.

[caption]Anacom novo calendário 5G[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.