A fase principal do leilão do 5G avançou hoje para o seu 19º dia, sendo marcada novamente por seis rondas de licitação. Hoje, as melhores ofertas das operadoras atingiram os 220,01 milhões de euros nos vários lotes disponíveis nas faixas dos 700 MHz aos 3,6 GHz.

De acordo com os mais recentes dados disponibilizados pela Anacom, o interesse continua a subir na faixa dos 2,6 GHz. Aqui, as melhores propostas em relação ao primeiro e segundo lotes passaram agora para os 7,799 e os 7,800 milhões de euros, respetivamente. Aqui, as ofertas das operadoras registam já um crescimento de 110% em relação ao valor de reserva de espectro.

Na faixa dos 3,6 GHz, onde o interesse também tem vindo a crescer, existem hoje subidas nas ofertas relativas a 16 dos 40 lotes disponíveis, sendo também possível verificar uma dinâmica de crescimento que leva a subidas de preço a rondar, no máximo, os 60%.

No que respeita à faixa dos 2,1 GHz, as melhores propostas mantém-se desde o sétimo dia de licitações nos 10,61 milhões de euros. À semelhança dos dias anteriores, não se registam alterações na faixa dos 700 MHz, onde o preço de licitação continua nos 19,2 milhões de euros e um dos lotes não recebeu ofertas desde que a fase principal começou a 14 de janeiro. O mesmo se passa na faixa dos 900 MHz e os quatro lotes não registam mudanças face ao preço de reserva de 6 milhões de euros.

Recorde-se que a soma das licitações da fase dos novos entrantes, que ultrapassaram os 84 milhões de euros, com as que foram atingidas hoje na fase principal resulta num valor que já é superior a 304 milhões de euros, ultrapassando o preço de reserva  fixado pela Anacom nos 237,9 milhões de euros.

A consignação das licenças, com a escolha da localização geográfica dos lotes, e a atribuição, onde a Anacom atribuirá os direitos de utilização de frequências, sucederão depois da fase principal e, segundo o calendário atualizado pela entidade reguladora, os processos devem estar concluídos durante o primeiro trimestre de 2021.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (última atualização: 19h11)