Ainda sem sinal do 5G à vista, a totalidade do leilão em Portugal já soma quase 10 meses de licitações. A fase principal avançou para o seu 192º dia e, nas 12 rondas de hoje, as licitações atingiram 432,324 milhões de euros, numa subida de 5,584 milhões de euros em relação ao dia anterior.

Os mais recentes dados da Anacom permitem verificar que hoje se regista uma subida de 10% em relação a um lote, assim como incrementos de 5% no que toca às propostas de 11 lotes: todos da na categoria J da faixa dos 3,6 GHz.

Em relação ao preço de reserva, a maioria dos lotes desta categoria J conta já com valorizações iguais ou superiores a 600%, destacando-se o lote J29, cuja valorização se encontra agora nos 670%. A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, resulta agora num encaixe potencial de 516,675 milhões de euros.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre as licitações de hoje

Leilão 5G: Licitações aceleram, tecnologia e operadores estão prontos mas ainda não há sinal do 5G
Leilão 5G: Licitações aceleram, tecnologia e operadores estão prontos mas ainda não há sinal do 5G
Ver artigo

Apesar do atraso no procedimento, o presidente da Anacom, João Cadete de Matos, garantiu hoje que a quinta geração de comunicações móveis, vai atingir em 2025 a “cobertura plena” em Portugal. “Cada uma e todas as freguesias do nosso país vão ter de ter, no prazo de dois anos, portanto até 2023, uma melhoria significativa da cobertura. Eu diria que em 2025, aí sim, teremos uma cobertura plena das comunicações móveis no nosso país”, garantiu.

Fora da "travessia" do leilão, ainda hoje, a NOS revelou que, graças a uma parceria com a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) o Porto de Leixões é o primeiro com uma cobertura 5G do país. O porto está integralmente coberto pela quinta geração mobile, o que lhe confere maior competitividade, eficiência e segurança na gestão da sua infraestrutura.

Começou também hoje uma nova fase de testes do projeto 5G-Mobix no corredor que liga Portugal e Espanha e que vai obrigar a condicionamento de trânsito. O consórcio integra vários fabricantes automóveis e visa o desenvolvimento de soluções de condução autónoma.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 19h22)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.