A fase principal do leilão do 5G avançou para o seu 135º dia e, nas 12 rondas de hoje, as licitações atingiram os 338,471 milhões de euros. O valor corresponde a uma subida de 684 mil euros em relação ao dia anterior.

Através dos dados disponibilizados pela Anacom é possível verificar que, sem fugir à tendência dos últimos meses, as mudanças voltam a surgir novamente na faixa dos 3,6 GHz. Nesta faixa nativa do 5G constatam-se hoje incrementos de 1% em relação a 12 dos lotes da categoria J.

Em relação ao preço de reserva, 17 dos lotes da categoria J já contam com uma valorização superior a 360%. Em destaque está o lote J20, que regista uma valorização de 364%, com os lotes J14 e J15 a aproximarem-se dessa marca.

Clique nas imagens para mais detalhes

A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, resulta agora num encaixe potencial de 422, 822 milhões de euros.

O leilão do 5G em Portugal já ultrapassou os seis meses de duração, considerando a fase principal, que começou a 14 de janeiro, e a reservada a novos entrantes: uma extensão épica que ultrapassa qualquer outro procedimento para obtenção de licenças de operação de telecomunicações tanto no próprio país como na Europa, onde o máximo tinha sido registado na Alemanha.

De acordo com o mais recente relatório do Observatório Europeu para o 5G, Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia sem serviços de quinta geração no final de junho. "No final de junho de 2021, 25 países da UE-27 desfrutavam de serviços 5G", refere o relatório.

5G Observatory Quarterly Report - junho 2021
créditos: Observatório Europeu para o 5G

O Observatório refere que "em muitos países há mais do que um fornecedor de serviço 5G". Países como a Dinamarca, França, Itália, Espanha e Suécia contam com quatro fornecedores. Já Áustria, Bulgária e República Checa, Finlândia, Alemanha, Grécia, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Polónia e Roménia contam com três.

O documento destaca também que "novos lançamentos de serviços comerciais ocorreram durante o segundo trimestre de 2021, com a Orange Slovakia e Melita a tornar-se em maio" deste ano "a primeira rede 5G nacional de Malta".

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização 19h20)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.