Cumpriu-se hoje mais um dia da fase principal do leilão do 5G que está quase a completar 9 meses de licitações, depois de ter arrancado no dia 14 de janeiro de 2021. Sem grandes mudanças face ao que tem acontecido nos últimos meses, as licitações centram-se nas faixas dos 3,6 GHz, pela margem mínima de incremento de preço, nas 12 rondas diárias.

A Anacom divulgou as melhores ofertas do dia para os direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, mas as mudanças continuam centradas nos lotes J. Com as licitações de hoje soma-se mais 775 mil euros ao encaixe potencial, que é de 362,7 milhões só na fase principal mas que já atinge os 447 milhões na soma das duas fases, incluindo os 84 milhões propostos pelos novos entrantes.

É nesta gama de espectro, nativa do 5G, que se estão a concentrar os maiores aumentos de preço dos lotes. Os 30 lotes da gama de numeração já valem mais de 194 milhões de euros, e se somados aos lotes I e H, com limitações geográficas e de reserva de espectro, o valor atinge os 208 milhões, quase metade do encaixe potencial total.

Mesmo com as subidas "gota a gota", e incremento de preço de 1 e 2%, alguns dos lotes da gama J já aumentaram 430%, valendo mais 5,3 milhões do que o preço inicial, e se o leilão continuar estima-se que possam ainda valorizar mais.

A Anacom quer agora mudar as regras para acelerar a conclusão do leilão, proibindo os incrementos de preço pela margem mínima, o que poderá levar a uma conclusão mais rápida do procedimento. A alteração já foi publicada mas aguarda-se agora a divulgação dos contributos da consulta pública, que antecede uma decisão final.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 19h55