A Anacom avança que no 11º dia da fase principal do leilão do 5G, que definirá a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz e onde participam operadoras como a MEO, a NOS e a Vodafone, tiveram lugar seis rondas.

Os mais recentes dados da entidade reguladora demonstram que as melhores propostas atingiram os 209,49 milhões de euros. Porém, recorde-se que podem ter um valor mais elevado se os valores divulgados se aplicarem aos vários lotes disponíveis nas faixas dos 700 aos 2,6 MHz, o que, para já, não é possível perceber pelos dados disponibilizados.

À semelhança dos dias anteriores, não se registam alterações na faixa dos 700 MHz, onde o preço de licitação continua nos 19,2 milhões de euros e onde um dos lotes não recebeu ofertas desde que a fase principal começou a 14 de janeiro. O mesmo se passa na faixa dos 900 MHz, com os quatro lotes a não registaram alteração do preço de reserva desde a mesma data.

No que toca à faixa dos 2,6 GHz as ofertas mantêm-se iguais às do 10º dia, com um valor acima do preço de reserva de 3 milhões de euros. No primeiro e segundo lotes, as melhores propostas situam-se nos 7,34 milhões de euros e, no terceiro, nos 5,04 milhões.

Já na faixa dos 2,1 GHz, onde existem dois lotes de 5 MHz cada disponíveis, as melhores propostas continuam desde o sétimo dia de licitações a manter-se nos 10,61 milhões de euros. Quanto aos 40 lotes da faixa de 3,6 GHz, ainda existem algumas ofertas que não se alteraram face aos dias anteriores, se bem que a maioria já regista um valor superior aos preços de reserva.

Na primeira fase, que se prolongou por oito dias, as licitações atingiram os 84 milhões de euros, mas ainda não se sabe quem foram os operadores que participaram, nem que lotes licitaram. Recorde-se que de acordo com os preços definidos no regulamento do leilão está previsto um encaixe com as licenças de 237,9 milhões de euros.

Segundo o calendário atualizado para o leilão do 5G, os procedimentos, que incluem ainda a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças, devem concluídos durante o primeiro trimestre de 2021.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação e o título foi alterado. (Última atualização: 19h27)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.