A fase principal do leilão do 5G continua, avançando para o oitavo dia de licitações para definir a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz.

A Anacom explica que tiveram hoje lugar seis rondas, com as melhores propostas a atingirem os 203,4 milhões de euros. No entanto, podem ser mais elevadas se os valores divulgados se aplicarem aos vários lotes disponíveis nas faixas de 700 e 900 MHz, o que não é possível perceber pelos dados disponibilizados. À semelhança dos últimos dias há apenas um lote para o qual não foram apresentadas ofertas.

Na faixa dos 2,1 GHz, em vez do valor definido de 2 milhões de euros, as melhores licitações chegaram no terceiro dia aos 10,4 milhões de euros, um valor que passou hoje para os 10,6 milhões no sétimo dia e que ainda se mantém até hoje. Já na faixa dos 2,6 GHz, os três lotes disponíveis contam com um valor acima do preço de reserva de 3 milhões de euros, os dois primeiros com 6,395 e 6,396 milhões e o terceiro com e 4,36 milhões.

Na faixa dos 700 MHz, o preço de licitação continua nos 19,2 milhões de euros, com um dos lotes a não receber ofertas e, na dos 900 MHz, os quatro lotes a leilão não registaram alteração do preço de reserva. Nos 40 lotes da faixa de 3,6 GHz existem simultaneamente ofertas que registam apenas ligeiras variações em relação aos preços de reserva, assim como propostas que não se alteraram face aos dias anteriores.

Na primeira fase reservada novos entrantes as licitações a prolongaram-se por 8 dias, atingindo os 84 milhões de euros e ainda não se sabe quem foram os operadores que participaram, nem que lotes licitaram. À semelhança da primeira fase do leilão do 5G, a fase principal, onde participam operadoras como a MEO, a NOS e a Vodafone, promete prolongar-se.

Recorde-se que, de acordo com o calendário atualizado para o leilão do 5G os procedimentos, que incluem de seguida a consignação, com a localização geográfica dos lotes ganhos, e a atribuição dos direitos de utilização das licenças, devem concluídos durante o primeiro trimestre de 2021.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização:18h46 )

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.