De acordo com o estudo "e-Street", realizado na Suécia na cidade de Lulea a 2.500 voluntários, a publicidade via SMS nos telemóveis pode aumentar as vendas de um produto. Os participantes neste projecto concordaram em receber mensagens SMS sobre ofertas especiais ou promoções de 150 empresas locais e em testar serviços necessários às empresas fornecedoras de conteúdos para que estas os possam avaliar antes de os disponibilizar.



Este projecto foi levado a cabo pelo Makitalo Research Center em cooperação com o fabricante suéco de telemóveis Ericsson, com o operador Telia e com a empresa de consultoria de Internet Frontec, e os seus resultados foram apresentado durante a Comdex Nórdica que se realiza de 22 a 24 de Janeiro em Gutemburgo na Suécia.



De acordo com a agência de notícias Reuters cada utilizador pôde seleccionar o tipo de mensagens que queria receber através da modificação do seu perfil na Internet. Um exemplo de sucesso neste projecto foi a cadeia McDonald's em Lulea, onde 25 por cento dos participantes que receberam SMS foram ao restaurante, segundo Mats Eriksson director executivo do Makitalo Research Center. Todavia, este responsável adiantou que existem ainda muitos comerciantes não sabem como aproveitar este serviço e terão que ser educados no futuro.



Mas, o SMS foi também utilizado para vender bilhetes de cinema. Esta aplicação foi testada pela TicketAnywhere e consistia em deixar o utilizador encomendar o bilhete via Net, recebendo depois uma mensagem SMS que poderia mostrar na entrada do cinema através da activação da porta de infravermelhos do seu telemóvel para um aparelho de digitalização. Outra funcionalidade permitida era a compra de bens numa loja mesmo após o seu encerramento, ou a marcação de um lugar numa fila para um serviço sendo o utilizador avisado quando faltassem apenas 10 pessoas à sua frente.



A rede estabelecida na cidade suéca servirá também para testar serviços telefónicos multimédia de terceira geração – que incluem transmissões em vídeo e eventos desportivos –, e que são de grande importância para que esta tecnologia arranque de vez e permita o retorno do investimento dos operadores em licenças e equipamentos 3G. Em relação a este projecto a Ericsson revelou que devido à falta de equipamentos 3G o Makitalo Research Centre terá que utilizar PDAs e uma Wireless Local Area Network que cobrirá o centro de Lulea.



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