A parceria da MEO com a GSMA vai ser oficializada com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) em antecipação ao Mobile World Congress 2024, que decorre em Barcelona na próxima semana, entre 26 e 29 de fevereiro. O objetivo é impulsionar os serviços da rede 5G e o seu potencial através da GSMA Open Gateway Services, uma iniciativa que foi anunciada no ano passado e que junta uma série de parceiros tecnológicos e operadores de comunicações.

Logo no arranque a iniciativa contou com o envolvimento de 21 operadores  e empresas como a AWS, Ericsson, infobit, Microsoft, Nokia e Vonage. Entre as operadoras aderentes está o grupo Vodafone mas a MEO é a primeira operadora portuguesa a integrar a iniciativa de forma direta. Segundo dados partilhados, mais de 42 grupos de operadores móveis, que representam 237 redes móveis e 65% das ligações globais em todo o mundo, já aderiram à iniciativa.

Através da Open Gateway, a GSMA quer abrir o ecossistema ao desenvolvimento de novos serviços para as redes 5G, com APIs abertas, assegurando a integração com centenas de redes em todo o mundo, através de pontos de acesso únicos e programáveis, comuns a todos os operadores móveis. Numa primeira fase as soluções integradas incluem áreas de verificação de localização e faturação, verificação de números, SIM Swap, entre outras, e o objetivo é lançar mais APIs.

"A criação de uma estrutura comum e aberta a todos os operadores móveis, facilita aos programadores e fornecedores de serviços em nuvem a criação de aplicações e serviços móveis, mais seguros e que comunicam entre si de forma transparente. Isto ajudará a acelerar as inovações em áreas como o voo seguro de drones, a robótica, a realidade alargada e os jogos online imersivos em redes 5G", explica Henry Calvert, Diretor de Redes da GSMA.

Sublinhando a iniciativa da MEO ao fomentar novas tendências tecnológicas, Carlos Bouça, Diretor de Engenharia e Redes da Altice Portugal, adianta ainda que a exposição das capacidades da sua rede móvel 5G, através de APIs standard "permitirá a programadores e empresas um acesso mais fácil a recursos essenciais a aplicações mais seguras, robustas e com experiência de utilizador diferenciada.”

Na prática, e beneficiando do novo core móvel 5G standalone, o novo ecossistema de APIs vai permitir à MEO expor de forma normalizada os seus recursos de rede no âmbito do framework do Open Gateway, permitindo o desenvolvimento de serviços inovadores e beneficiando assim a oferta de serviços digitais ao cliente final.

A MEO já garante uma cobertura de rede 5G de 95,6% da população e a empresa sublinha que este acordo de cooperação é um novo passo no âmbito do roadmap e da estratégia tecnológica do MEO para a oferta de tecnologia e de recursos que permitam às empresas portuguesas desenvolver novos modelos de negócios e disponibilizar novos serviços.