A Microsoft está a dar novos passos no segmento das comunicações empresariais com a introdução de ferramentas de voz no Office Communications Server 2007. A nova plataforma de voz será distribuída, em versão beta, a 2,5 mil profissionais de tecnologias de informação e, de acordo com o comunicado da empresa, "irá permitir que os trabalhadores efectuem telefonemas a partir de aplicações como o Office Word 2007, Office Outlook 2007 ou o Office Comunicator, bastando para isso um simples click" sobre o nome do contacto, para saber se este se encontra disponível, e iniciar a conversação.



Um utilizador que, por exemplo, receba um email de vários colegas a partir do Outlook poderá seleccionar cada um deles e iniciar uma conversação telefónica com um ou com todos os remetentes, simultaneamente.



Até aqui o produto estava pensado para interagir com IP PBX semelhante aos produzidos pela Cisco, Avaya, Nortel, Mitel, NEC, entre outros, embora actualmente a Microsoft admita que será possível tirar partido do produto através dos telefones comuns. A nota de imprensa refere que "os clientes poderão elevar as capacidades de 'softphone' do Office Comunicator de forma a efectuar e receber telefonemas a partir do PC, eliminando a necessidade" de comprar telefones compatíveis com VoIP.



O Microsoft Office Communications Server 2007 deverá ser lançado entre Abril e Junho do próximo ano e irá marcar a entrada da empresa de Bill
Gates no mercado das telecomunicações numa altura em que muitas organizações se encontram a migrar para serviços de comunicação mais económicos, entre os quais o VoIP.



Este ano, Steve Balmer já havia anunciado que o futuro passa pelas aplicações web-basead e que dentro de dez anos milhares de pessoas já terão alterado a sua forma de comunicar para plataformas apoiadas na Internet.

Notícias Relacionadas:

2006-12-07 - Microsoft disponibiliza Windows Live Search para telemóveis

2006-12-07 - Microsoft anuncia projecto de digitalização de livros