Há vários utilizadores norte-americanos de telemóveis com o sistema operativo Windows Phone 7 a relatar o envio e recepção "fantasma" de um grande volume de dados, uma situação que a Microsoft diz estar já a investigar.



Os queixosos alegam que os seus telefones consumiram o tráfego contratado com a operadora sem o seu conhecimento. Alguns referem que os seus telefones gastam entre 30 e 50MB de dados todos os dias, havendo igualmente queixas de gastos fantasma de 5MB de dados por hora.



"Recebi um email da AT&T a avisar-me de que estaria perto do limite de consumo de dados da minha conta que é de 2GB, o que me deixou chocada porque que não utilizo tudo isso", queixa-se uma utilizadora citada pela BBC.



Na origem deste consumo involuntário poderá estar, segundo alguns peritos, a informação de feedback que os telemóveis enviam para a Microsoft sobre o funcionamento do software. Outra possibilidade pode ser a utilização da ligação 3G quando o utilizador pensa que está ligado por Wi-Fi.



Um porta-voz da Microsoft informou que a empresa está a investigar o problema para determinar a sua causa e que fornecerá mais informação logo que esta exista.