A empresa de análise Deloitte estima que só em 2013 vão ser vendidos mil milhões de smartphones, muito por causa do aumento das vendas de dispositivos low cost. A acontecer será a primeira vez que os telemóveis inteligentes atingem a marca de um milhão de vendas no espaço de doze meses.

A consultora revelou ao The Guardian que cerca de 500 milhões dos smartphones anteriormente vendidos foram adquiridos por um preço abaixo dos cem dólares. Nos próximos tempos é previsível que o valor de alguns equipamentos possa baixar até aos 50 dólares, sobretudo nos mercados emergentes como a China e a Índia.

Apesar de considerar que smartphones topo de gama, como o iPhone da Apple ou o Galaxy Note II da Samsung, não estão ao alcance de todos, a empresa de análise acredita que a disponibilização de smartphone com características acima da média e com preços competitivos, de marcas como a Nokia e a HTC, também ajudam a desenvolver o mercado intermédio.

O elevado número de smartphones vendidos não significa contudo um uso adequado do equipamento. Cerca de 200 mil desses dispositivos não vão ser ligados à Internet. A necessidade de um pagamento extra de um plano de dados para ter acesso à rede no telemóvel levam a Deloitte a fazer essa estimativa.

"São como telemóveis tradicionais numa cobertura de smartphone. A penetração dos smartphones aumenta mas a penetração dos planos de dados não sobe tão depressa", comentou acerca da falta de aproveitamento das características, o investigador principal do estudo, Paul Lee.

Até ao final do ano a Deloitte espera assistir à ativação de cerca de dois mil milhões de dispositivos, entre telemóveis com ecrãs sensíveis ao toque e telemóveis com teclado "tradicional".

A massificação do mercado dos smartphones

Os números da Deloitte não diferenciam muito dos valores revelados pela Gartner ainda em 2012, quando apontava que este ano seriam vendidos 1,2 mil milhões de dispositivos inteligentes, entre smartphones e tablets.

Em Portugal o número de telemóveis vendidos tem diminuido ao longo dos últimos oito trimestres, mas a venda de smartphones tem aumentado, acompanhando uma tendência global.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico