A Alemanha vai realizar as primeiras experiências de serviços baseados na infra-estrutura Universal Mobile Telecommunications System (UMTS) durante nos primeiros meses de 2002, após uma série de testes que têm vindo a ser concretizados desde Setembro passado, numa laboratório da Motorola sedeado na cidade alemã de Wiesbaden.

A Motorola usará estações base, construídas de acordo com as especificações UMTS, conforme os preceitos presentes no documento European 3GPP Release 99.

Com os testes realizados em Wiesbaden - onde já se atingiram taxas de transferência na ordem dos 144 Kbps - pretendia-se essencialmente testar via UMTS aplicações streaming de vídeo, download de ficheiros de música MP3, vídeo interactivo, jogos e ferramentas de escritório online, como o Windows NetMeeting.


No início deste ano, a Motorola assinou um contrato estimado em 700 milhões de dólares ou 157 milhões de escudos para o desenvolvimento de dispositivos sem fios de terceira geração, tendo já iniciado os testes de interoperabilidade com os principais fornecedores de infra-estruturas. A empresa planeia disponibilizar terminais comerciais de 3G, suportando GSM, GPRS e UMTS no terceiro trimestre de 2002. O sector de comunicações pessoais daquela empresa também já tem protótipos de telefones móveis UMTS disponíveis para testes.

Jerry Chard, director de conta do sector de telecomunicações globais da Motorola, sustenta que "a Motorola está muito bem posicionada na fase de implementação do UMTS como norma de telefonia móvel", acrescentando que "o longo conjunto de sucessos no âmbito comercial da tecnologia General Packet Radio Service (GPRS) provou que a implementação de uma rede GPRS nacional do maior operador alemão foi significante na pesquisa, no desenvolvimento e no planeamento da rede UMTS".


Notícias relacionadas:

2001-10-29 - 3GPP com novas especificações de telecomunicações de terceira geração móvel

2001-07-23 - Motorola vende tecnologia móvel a terceiros

2001-07-17 - UMTS com um atraso de 12 meses face ao previsto

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.