A Motorola anunciou hoje ter chegado a um acordo comercial com a Optimus para a instalação da rede UMTS daquela operadora na região norte de Portugal. A empresa manteve durante quatro meses uma rede experimental nesta zona, tendo os pilotos sido considerados bem sucedidos, o que deu origem à assinatura de um contrato de três anos.



Os valores envolvidos neste contrato não foram revelados e, segundo o comunicado à imprensa, a Optimus planeia disponibilizar o acesso UMTS nesta zona durante o segundo trimestre de 2004. A Motorola realça que a sua vasta experiência de instalação de redes 3G e a simplicidade de parameterização permitem a rápida disponibilização do serviço.



A Optimus tinha já chegado a um acordo em 2001 com a Ericsson para o desenvolvimento da estrutura principal da rede UMTS, o "core", e a cobertura da região Sul. A rede agora contratada à Motorola diz respeito à zona Norte do pais, o que engloba toda a região acima de Coimbra.



Explicando que a Motorola foi seleccionada como fornecedor 3G da Optimus por diversas razões, entre as quais a capacidade de integração simples com outras redes, Pinto Correia, director técnico da Optimus, diz em comunicado que "durante o piloto a Motorola integrou os seus equipamentos com a nossa infra-estrutura UMTS em menos de uma semana, o que é impressionante". Para além destas razões, o mesmo responsável salienta que a Motorola demonstrou uma grande qualidade de serviço.



A Motorola é já um dos fornecedores de redes de telecomunicações móveis da Optimus desde o lançamento da operadora do Grupo Sonae e este acordo para a rede UMTS não constitui nenhuma surpresa. Ainda durante o mês de Dezembro a Motorola tinha organizado no Porto uma demonstração dos seus serviços 3G em funcionamento na zona, já sobre a rede piloto desenvolvida para a Optimus.



A Optimus, tal como a TMN e a Vodafone, comunicou que a partir de Janeiro aumentaram a intensidade dos seus testes piloto de acordo com o que foi decidido pelo regulador do sector que não quis adiar a data de início do UMTS, embora tivesse flexibilizado as condições impostas aos operadores. É esperado que as primeiras ofertas comerciais sobre redes 3G surjam no segundo semestre deste ano.



Ainda na semana passada a Optimus revelou que o lançamento pré-comercial do seus serviços envolve um conjunto de estações com tecnologia UMTS, nos grande centros urbanos (Lisboa e Porto), que assegura uma cobertura com ritmos de transmissão que vão até aos 384 kbps. A empresa está a apostar no desenvolvimento de serviços de Internet de Banda Larga e Serviços de vídeo, com o Vídeo-mail, que permite mensagens de vídeo na caixa postal do interlocutor, e o Vídeo-telefonia móvel-PC, que permite estabelecer uma ligação vídeo entre um equipamento UMTS e um PC ou portátil.

Notícias Relacionadas:

2003-12-29 - Operadores alargam testes UMTS com o arranque oficial da tecnologia

2003-12-16 - Motorola apresenta três terminais UMTS disponíveis para o mercado português

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.