Pelas contas da TV Globo o volume de multas acumuladas pela empresa que gere a aplicação com o mesmo nome ascende já a 12,7 milhões de reais, o equivalente a 2,9 milhões de euros. Na origem do diferendo entre o WhatsApp e a justiça brasileira está uma decisão que obrigou a startup a dar acesso ao conteúdo das comunicações de três utilizadores do serviço, suspeitos de tráfico internacional. A decisão foi emitida em julho e devia ter sido cumprida num período de 48 horas.

A empresa não acatou a decisão, alegadamente por não conseguir registar e fornecer a informação pretendida pela justiça, mas isso não a livrou de uma multa de 100 mil reais. Como o valor não foi pago foi crescendo e pelas contas da TV Globo ascende agora a 12,7 milhões de reais.

Recorde-se que na semana passada o WhatsApp foi bloqueado no Brasil, na sequência de uma ordem judicial que reage ao não cumprimento da decisão anterior. A decisão ditava o bloqueio do serviço durante 48 horas, mas acabou por não estar inacessível mais de 12 horas, um alívio para os milhões de utilizadores da aplicação no país.

Vale a pena sublinhar que o WhatsApp está instalado em 92,5% dos smartphones Android existentes no Brasil.

Nota de redação: O titulo da notícia foi alterado. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.