
A tecnologia em questão é designada por Optical Payload for Lasercomm Science (OPALS) e foi desenvolvida no Laboratório de Propulsão a Jacto de Pasadena, na Califórnia.
Segundo a NASA, a velocidade transmissão de dados pode melhorar numa proporção de 10 para 100 com a utilização da nova tecnologia, que será enviada para a estação espacial ainda este ano.
A viagem será feita "à boleia" da cápsula de reabastecimento SpaceX Dragon, que seguirá para a Estação Espacial nos próximos meses com o foguete Falcon 9. Chegada ao destino e após a instalação, a missão de testes terá um período de 90 dias.
"A OPALS representa um marco para as comunicações laser e a Estação Espacial Internacional é uma ótima plataforma para uma experiência como esta", defende o responsável pelo projeto Michael Kokorowski, citado em comunicado.
O mesmo responsável explica que no futuro as comunicações laser vão permitir a transmissão de mais informação dos veículos espaciais para terra, uma evolução que terá um impacto importante a nível científico e na dinamização de missões espaciais comerciais.
Nota de redação: Foi corrigida uma gralha no nome do foguete referido.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários