A fabricante finlandesa apresentou os sete terminais móveis e serviços na Internet que disponibilizará nos mercados emergentes, onde a empresa quer continuar a marcar a sua posição e eliminar o "fosso digital".

Os equipamentos terão um preço de venda ao público que irá variar entre os 25 e os 90 euros, com alguns dos modelos a ficarem disponíveis ainda este ano nos mercados indiano, asiático e africano

Entre os modelos a colocar naquelas regiões, incluem-se o Nokia 1202, uma evolução do bastante procurado Nokia 1200, e o Nokia 1661. O primeiro terá um custo de 25 euros enquanto que o segundo custará 30 euros, indica a fabricante.

A oferta fica completa com a disponibilização de terminais mais evoluídos e, como tal, mais caros. Falamos do Nokia 7100 Supernova, do 5130 XpressMusic e dos Nokia 2323, 2330 e 2320 classic.

O modelo Supernova custará 75 euros e inclui um ecrã de alta resolução, rádio e uma câmara de 1.3 megapixels, assim como o suporte à plataforma Ovi da Nokia. Já o 5130 XpressMusic, conhecido pelas suas capacidades enquanto telefone e leitor de MP3, custará 90 euros.

No que se refere aos modelos Nokia 2323, 2330 e 2320 os preços vão variar entre os 40 e os 50 euros.

Quanto aos serviços de Internet disponibilizados nestes mercados, a Nokia explica que as suas capacidades estarão essencialmente relacionadas com contas de correio electrónico, educação e ferramentas relacionadas com a agricultura.

A ferramenta de email do Ovi deixará que os utilizadores criem uma conta de correio electrónico sem terem sequer de se aproximar de um computador, enquanto que os serviços Nokia Life Tools serão responsáveis pela distribuição de informações úteis a estudantes e agricultores através de SMS.