A Nokia comunicou hoje ter chegado a um acordo com a Loudeye para a aquisição da empresa, num negócio avaliado em 60 milhões de dólares que catapulta a empresa finlandesa para a liderança do mercado de plataformas de música digital e serviços de distribuição de média. Acreditando que os terminais móveis multi-funções se tornarão nos equipamentos preferenciais para ouvir música, a gigante finlandesa complementa assim a sua estratégia para esta área.

O mercado da música móvel e dos serviços de música digitais estavam já na estratégia da Nokia que desenvolveu uma série de equipamentos que conjugavam as funcionalidades de telemóvel com leitores de música. O Nokia N91 é um dos exemplos desta conjugação, revelando a empresa que só no segundo trimestre vendeu mais de 15 milhões de equipamentos com leitor de música.

Com a compra da Loudeye, também conhecida pela sua subsidiária OD2, a Nokia adquire a sua experiência em plataformas de gestão de conteúdos digitais mas também um catálogo de conteúdos substancial e recursos humanos qualificados nesta área. A Loudeye gere mais de 60 serviços em 20 países na Europa, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, oferecendo actualmente acesso a mais de 1,6 milhões de faixas de música licenciadas. Muitos dos serviços são geridos através da OD2, nomeadamente o português SAPO Música.

A transacção deverá estar completa no quarto trimestre deste ano e os resultados da aquisição deverão reflectir-se na linha de produtos da Nokia já em 2007, adiantou Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da área de multimédia da Nokia.

A Nokia e a Loudeye mantinham um acordo para o desenvolvimento da plataforma de música nos telemóveis desde 2004. A empresa de gestão de plataformas e média digital mantinha igualmente acordos com outras empresas, entre as quais a Microsoft.

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