A Nokia efectuou uma demonstração piloto do serviços de "televisão móvel" que deve chegar ao mercado no próximo ano. Dos 500 participantes que aderiram à demonstração, 41 por cento mostrou-se satisfeito com a funcionalidade, uma vez que através dela é possível controlar, via telemóvel, a programação televisiva. A Nokia afirma que o serviço vai trazer grandes benefícios comerciais para o mercado.

A todos os membros do teste foi solicitado o pagamento de uma taxa mensal de 4,90 euros embora, metade destes tenham dito que mesmo que tivessem sido cobrados dez euros por mês, o preço mantinha-se razoável, indica um comunicado da fabricante finlandesa.

Outros resultados concluíram que os participantes não só quiseram observar as ofertas familiares de programação, como também se mostraram receptivos aos conteúdos para visualização ocasional. Os programas familiares disponíveis pelos canais de televisão finlandeses provaram ser os mais populares, seguidos do desporto e dos serviços noticiosos.

A média diária de acesso a conteúdos de TV através dos telemóveis rondou os 20 minutos, embora os participantes mais activos tenham usado o serviço entre 30 a 40 minutos por dia, acrescentou a Nokia. O recurso ao serviço foi mais evidente nos transportes públicos, como forma de entretenimento e para estar a par das notícias.

A demonstração foi conduzida pela Digita, Elisa Oyj, MTV, Channel Four Finland, YLE, TeliaSonera Finland e a Nokia entre os meses de Março e Junho deste ano, recorrendo ao Nokia 7710 e à tecnologia DVB-H.

Notícias Relacionadas:

2005-06-09 - TV em mobilidade nos EUA garantida por parceria entre TiVo, Microsoft e Intel

2005-04-27 - Nokia detalha conceito Nseries e apresenta novos equipamentos multimédia

2005-04-01 - MSN lança serviço de download de vídeo para dispositivos Windows Mobile