Mesmo com os problemas que tem enfrentado no último ano, a Nokia continua a ser a marca de smartphones mais escolhida pelos portugueses, que a preferem face à Samsung, Apple (iPhone), ou Sony Ericsson. Os dados fazem parte do Barómetro de Telecomunicações da Marktest e são referentes ao trimestre móvel de Dezembro de 2012.

A empresa de estudos de mercado indica que neste período 32,5% dos inquiridos com mais de 10 anos - e que possuem um telemóvel - referem utilizar um smartphone. O número sobe para 50,1% na faixa etária dos 15 aos 34 anos, sendo na região da Grande Lisboa que se concentram 23,2% dos utilizadores destes dispositivos.

[caption]quadro marktest[/caption]

Quando inquiridos sobre qual a marca de smartphones que mais utilizam, 35% referem a Nokia, seguindo-se a Samsung com 26,9%, o iPhone (Apple) com apenas 6,8% e a Sony Ericsson (agora só Sony) e LG com 5,6 e 4,3%, respetivamente.

[caption]quadro marktest[/caption]

Os números não batem certo com os dados mais recentes de vendas de telemóveis em Portugal, onde a Samsung conquistou o primeiro lugar com 39% de quota de mercado, relegando a Nokia para a segunda posição num mercado sustentado por dois setores muito distintos: o dos telemóveis de baixo custo e os de gama alta.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Marktest faz ainda uma outra análise, por operador móvel, defendendo que os clientes das três principais operadoras têm "afinidade positiva com diferentes marcas de telemóvel".

Segundo os dados, os clientes da TMN que possuem smartphones estão mais ligados às marcas Sony Ericsson e Huawei, enquanto os clientes da Vodafone têm uma afinidade positiva com a marca Iphone e Blackberry. Os clientes da Optimus revelam maior afinidade com a LG.

[caption]quadro marktest[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico