O Nokia N95 de 8 GBytes é o primeiro telemóvel a receber a certificação da Digital Living Network Alliance para interoperabilidade entre entre equipamentos fixos e wireless. A certificação do terminal como Mobile Digital Media Server reconhece a facilidade de conectividade com equipamentos electrónicos e computadores.

O consórcio suporta a tecnologia que permite a diferentes equipamentos domésticos de electrónica de consumo comunicarem e partilharem informação entre si, facilitando a vida aos consumidores. A Nokia é um dos membros da DLNA que junta também outros gigantes da indústria, como a IBM, Microsoft, Philips ou Pioneer.

Já forma certificados mais de 1.800 aparelhos, entre computadores pessoais e a categoria de electrónica de consumo, mas é a primeira vez que as regras para a interoperabilidade foram aplicadas a um telemóvel, equipamento que nem sequer faz parte da lista dos produtos da DLNA.

A possibilidade de enviar as imagens captadoas no Nokia n95 para serem vistas na televisão ou as músicas no sistema de som, sem utilizar ligações físicas, justificam esta certificação.

Notícias Relacionadas:

2007-04-12 - Fabricantes móveis querem promover interoperabilidade em serviços de mobile TV