A Nokia registou a patente de uma nova tecnologia que permite o carregamento de um telemóvel através da energia cinética, gerada pelo movimento do corpo do utilizador, reporta o The Times.

A bateria, preparada para fornecer energia suficiente para o funcionamento de um telefone, poderá também ser adaptada à utilização por outros dispositivos móveis, como leitores de mp3, equipamentos médicos ou consolas portáteis, por exemplo.

Segundo explica a mesma fonte o sistema tira partido de "cristais piezoeléctricos", uma substância que quando é comprimida ou dobrada é capaz de gerar corrente eléctrica, mas cuja utilização para o fim agora proposto não era possível até à data, porque os materiais se deterioravam quando submetidos a altas temperaturas.

Testes desenvolvidos recentemente, nomeadamente na Universidade de Princeton (EUA), permitiram a integração destes cristais em materiais flexíveis, semelhantes a borracha, possibilitando que, em breve, estes possam começar a utilizados em dispositivos portáteis.

De acordo com a patente registada pela Nokia, os telefones poderão passar a incluir um sistema que compreende a utilização destes cristais e do movimento do utilizador para criar energia e recarregar a bateria do telemóvel, mas a empresa não terá avançado qualquer data para lançamento de um modelo que utilize o sistema agora patenteado.