A Nokia anunciou na passada sexta feira, em comunicado de imprensa, que irá proceder a novas mudanças estruturais na sua organização de forma a reforçar a sua oferta em termos de convergência e mobilidade, criando quatro grupos distintos. Para a empresa finlandesa este é um passo natural na sequência da reorganização da Nokia Mobile Phones em nove unidades de negócio que decorreu na Primavera de 2002.

As alterações agora anunciadas têm efeito a partir de 1 de Janeiro de 2004 e asseguram o reforço da Nokia em novas áreas de negócios emergentes no campo da mobilidade, ao mesmo tempo que continua a apoiar a sua liderança nas comunicações móveis de voz.

Os negócios da empresa ficam agora organizados em quatro grupos distintos, onde se contam os telefones móveis, multimédia, redes e soluções empresariais. A área de Mobile Phones fica a cargo de OOlli-Pekk Kallaasvuo, vice-presidente executivo e director geral, e assume a responsabilidade de garantir ao mercado uma vasta gama de telemóveis altamente competitivos, abrangendo diferentes segmentos de consumidores.

Na área de Multimédia, concentram-se os negócios relacionados com conteúdos multimédia (imagens, jogos ou música) disponíveis para os telemóveis da marca. Anssi Vanjoki será o vice-presidente executivo e director geral desta área. Já na área de redes (Networks), a direcção caberá a Sari Baldauf, estando o enfoque desta unidade dirigido à disponibilização de tecnologia de rede e serviços relacionados baseados nas mais comuns normas wireless.

Por último, surge a nova Enterprise Solutions, uma unidade cuja criação foi anunciada já em Junho, que conferirá valor a empresas ao fornecer-lhes uma gama de terminais e soluções de conectividade móvel baseados em mobilidade end-to-end. O nome do director geral desta área será divulgado mais tarde pela Nokia.

Para lá da criação destas quatro unidades, a Nokia espera ainda aumentar a sua competitividade e eficiência com a criação de funções horizontais internas que acompanharão de perto as referidas quatro divisões. Com isto, a empresa espera realizar um acompanhamento mais efectivo e global dos clientes e canais e detectar ainda novas oportunidades de negócio.

Notícias Relacionadas:
2003-04-18 - Nokia supera estimativas e prevê resultados piores para segundo trimestre

2002-11-04 - Nokia introduz nova série de serviços e produtos