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Com o objectivo de garantir a continuidade do seu crescimento no mercado, a Nokia anunciou hoje no 3GSM World em Cannes que vai alargar a sua colaboração com os operadores de telecomunicações, fornecendo equipamentos que possam ser adaptados à imagem e estilo de cada empresa. Esta é uma das principais novidades apresentadas pela fabricante numa feira onde mostrou poucos produtos novos.



Ao contrário de outros fabricantes de telemóveis, a Nokia tinha vindo a evitar estes acordos, embora mantivesse parcerias de fornecimento de produtos para mercados subsidiados. Porém, operadores de maior dimensão estão a apostar cada vez mais em produtos com o seu logotipo, software e serviços pré configurados, fazendo com que a Nokia perdesse algum mercado nesta área.



Olli-Pekka Kallasvuo, vice presidente da Nokia Mobile Phones confirmou em conferência de imprensa que os operadores querem cada vez mais adequar os equipamentos às suas necessidades e que esta será a maior arma da Nokia face à concorrência.



O primeiro modelo a entrar nesta nova linha de colaboração com os operadores é o Nokia 6101, que esta disponível no mercado no segundo trimestre deste ano, seguindo-se o 6102. A China Mobile Communications será o primeiro operador a oferecer ao mercado um telemóvel da Nokia adaptado à sua marca, mas o objectivo é que outros operadores sigam o mesmo exemplo.



Para além da costumização do software e menus, a Nokia faz também algumas adaptações em termos de design, cor e até no design da antena, o que aconteceu com o modelo a comercializar pela China Mobile.



"Este e o primeiro produto costumizável da Nokia, mas não será o último", garantiu Olli-Pekka Kallasvuo, adiantando ainda que a empresa vai ter 90 por cento dos seus devices costumizáveis.



Uma feira com poucos equipamentos novos




Ao contrário do habitual, a Nokia não apresentou no 3GSM World um elevado número de equipamentos novos. Para além da costumização de produtos para os operadores, as novidades centraram-se na estratégia e em serviços multimédia, com destaque para a música.



O Nokia 6680, um smartphone 3G é a principal estrela do portfólio, juntando funcionalidades de voz, imagem e PC num só equipamento. Com duas câmaras, o smartphone está optimizado para videotelefonia, mas também para a nova funcionalidade de video sharing.



A câmara colocada na frente do equipamento é VGA (640x480 pixels), mas a da parte de trás do telemóvel suporta 1.3 megapixel e tem um zoom digital de 6x, sendo acompanhada de um flash.



Desenhado para o mercado EDGE, o Nokia 6681 aposta também na imagem, incluindo igualmente uma câmara de 1.3 megapixel. Esta variante do referido acima Nokia 6680 integra ainda um leitor de música e um par de auscultadores estéreo.



3G em crescimento acelerado



Na conferência de imprensa a Nokia elegeu o 3G como um dos três factores de crescimento da indústria em 2005. A empresa espera que até ao final de 2005 existam 70 milhões de assinantes 3G em todo o mundo, depois de 2004 ter terminado com 16 milhões.



Simon Beresford Wylie, vice presidente e director geral da área de redes, afirmou que existem já mais de 100 redes 3G em funcionamento. "A terceira geração tem verdadeiramente a capacidade de dinamizar a indústria. Os utilizadores fazem mais downloads, chamadas de vídeo e navegam nos serviços", garante Simon Beresford Wylie, que estima que nos próximos 4 anos o tráfego de dados cresca mais de 100 por cento.



até ao final do ano a empresa vai lançar 10 equipamentos 3G alargando a gama de terminais de topo a segmentos de consumo.




Nota da Redacção [2005-02-15 7:54:00] A notícia foi acrescentada com mais informação e corrigida na referência ao modelo Nokia que está já a ser costumizado pela China Mobile. Em vez do Nokia 6101 tinhamos erradamente referido o modelo 6110. Pedimos desculpa aos nossos leitores.



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