A Comissão Europeia aceitou a decisão do Comité Europeu de Normalização (CEN) de seguir o exemplo do Instituto Europeu para as Normas das Telecomunicações (IENT) ao publicar as normas electrónicas a partir de Janeiro, gratuitamente e online.


Esta decisão enquadra-se no Plano de Acção eEurope – patrocinado pela Comissão Europeia e conduzido pelo CEN, IENT e o European Committee for Electrotechnical Standardization (CENELEC) –, no que diz respeito às normas, e que tem como objectivo auxiliar os empresários a garantir que as novas normas tecnológicas são suficientemente bem definidas de modo a assegurar a interoperabilidade dos sistemas de tecnologias de informação que utilizam.



A definição dos standards eEurope é assente em workshops, e só posteriormente são disponibilizados para download gratuito no site da CEN. Este é um importante passo no que se relaciona com a divulgação das normas europeias, e é simultaneamente um apoio ao projecto eEurope.



Na opinião de Erkki Liikanen, comissário europeu para as empresas e da Sociedade da Informação, o Plano de Acção eEurope é uma valiosa contribuição para que mais empresas europeias visitem a Internet e aproveitem as suas potencialidades para crescer e inovar. O lançamento do site que coloca os standards do eEurope gratuitamente à disposição dos empresários é de extrema importância para que não só o espaço europeu tenha conhecimento deles, mas também outros continentes.



Segundo a Comissão Europeia o eEurope é um bom exemplo de parceria entre os sectores privado e público, onde funcionam peritos de diferentes áreas como o e-learning, segurança electrónica, ou acesso à Net, entre outros, que poderá servir de modelo para outras áreas de actividade da União Europeia.



Notícias Relacionadas:

2001-06-18 - Comissão lança plano de acção eEurope Plus

2001-03-14 - CE lança site de informação para PMEs