A Comissão Europeia (CE) anunciou um acordo histórico para a criação do IRIS², um novo sistema de 290 satélites de comunicação que promete transformar a conectividade na Europa. No valor de 10,6 mil milhões de euros, o projeto foi firmado com o consórcio SpaceRISE, liderado por operadores europeus como SES, Eutelsat e Hispasat, e deverá estar operacional até 2030.

O IRIS², acrónimo de Infraestrutura para Resiliência, Interconectividade e Segurança por Satélite, tem como principal objetivo fornecer serviços de internet de alta velocidade e conectividade segura, tanto a entidades governamentais como a empresas privadas e cidadãos europeus. Além disso, irá solucionar problemas de acesso à internet em zonas remotas ou desprovidas de cobertura.

A constelação será composta por 264 satélites em órbita baixa (LEO) e 18 em órbita média (MEO), permitindo uma comunicação mais eficiente e constante, que serão lançados por foguetões europeus.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), esta abordagem, com satélites interligados em diferentes órbitas, garante uma cobertura fiável sem a necessidade de milhares de dispositivos.

Funcionará de modo semelhante ao que acontece com a Starlink da SpaceX, que já lançou cerca de 7.000 satélites desde 2018.