A televisão paga já não é só cabo e satélite é cada vez mais FWA e IP, como mostram os números divulgados pela Anacom. As novas ofertas estão a dinamizar o mercado e no terceiro trimestre do ano compensaram a quebra no ritmo de crescimento do cabo (de 0,3 por cento).

Existiam no fim de Setembro 2,2 milhões de clientes na televisão paga. Destes, 67,3 por cento, ou 1,49 milhões, recebem o serviço através do cabo e outros 25,3 por cento através de satélite. Os restantes 7,4 por cento são utilizadores das novas tecnologias FWA e IPTV, através da rede telefónica tradicional. Em termos absolutos o número não é elevado, são 163 mil clientes, mas representa um crescimento de 37,5 por cento face ao trimestre anterior.

Dos players com ofertas nesta área apenas a PT Comunicações (que gere a oferta Meo) aparece no ranking de operadores da Anacom, captando já 9,5 por cento do mercado, contra uma quota de 5,4 por cento no final de Junho. O Clix (IPTV) e a Ar Telecom (FWA) não surgem na tabela.
A Zon Multimédia, ex-PT Multimédia, continua, ainda assim, a dominar com larga margem o mercado de televisão paga. Tinha no final de Setembro uma quota de 71,1 por cento, valor que representa uma quebra de 3 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

Fixo continua em queda

A Anacom divulgou também hoje os números do mercado fixo de telecomunicações, relativos ao terceiro trimestre deste ano. Os dados revelam a mesma tendência encontrada nas análises anteriores. Registou-se um crescimento significativo dos acessos fixos suportados na tecnologia GSM (20,2 por cento) e dos acessos VoIP. Esse crescimento não foi no entanto suficiente para compensar a redução do número de acessos fixos instalados a pedido do cliente, que entre Julho e Setembro diminuiu 0,6 por cento.

O número de clientes do serviço fixo de telefone, na modalidade de acesso directo, era no fim de Setembro de 3,26 milhões. Na pré-selecção o número de clientes continua a diminuir, fixando-se em 195 mil.