Este mês vão ser lançados cinco novos concursos para levar a banda larga de alto débito a regiões menos favorecidas do país. As regiões do norte, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira são as visadas pelos procedimentos.

Os concursos públicos em questão vão apoiar projectos que levem a fibra, ou outras tecnologias e acesso à Internet que ofereçam mais de 30 Mbps, a zonas do país identificadas pelo governo como menos atractivas para os operadores, na expansão comercial das suas redes.

Os candidatos terão direito a apoios do Estado - canalizados através de fundos comunitários - para facilitar o desenvolvimento de infra-estruturas nas regiões identificadas, que são seis, e envolvem 136 concelhos.

O primeiro concurso já tinha sido lançado, estando a decorrer nesta altura. Os cinco que faltavam, garantiu hoje o ministro das obras públicas, transportes e comunicações, Mário Lino, avançam ainda este mês, relata o Jornal de Negócios.

O primeiro concurso lançado no âmbito da iniciativa RNG em Zonas Rurais visou a região centro, onde estão abrangidos 42 concelhos.