Os novos prestadores do serviço fixo de telefone foram responsáveis pelo encaminhamento de apenas 8,1 por cento do total de chamadas telefónicas geradas em Portugal no terceiro trimestre de 2001- incluindo chamadas de voz locais, regionais, interurbanas e internacionais, nas suas várias tipologias -, segundo dados divulgados ontem à tarde pelo Instituto das Comunicações Portugal (ICP). Um ligeiro aumento face ao trimestre anterior, quando a quota de mercado dos mesmo operadores se situou em 7,4 por cento.



Desagregando o valor do terceiro trimestre do ano passado por tipos de tráfego, o internacional é aquele onde a presença dos novos prestadores é mais notória. O ICP constata que os operadores mais recentes foram responsáveis pelo encaminhamento de 19,7 por cento de todas as ligações internacionais de saída e de 7,6 por cento de todas as ligações nacionais – incluindo as chamadas de voz locais, regionais e interurbanas nas suas várias tipologias.



No mesmo período, o acesso directo continuou a ser, segundo o ICP, o mais utilizado pelos consumidores de telecomunicações fixas. Por si só, este tipo de acesso foi responsável por 93,6 por cento de todo o tráfego telefónico originado em Portugal durante o terceiro trimestre.



Neste mesmo período de 2001, a taxa de penetração do serviço fixo em Portugal estabilizou nos 42,4 por cento, mantendo o valor observado no segundo trimestre do mesmo ano.



Em Setembro, encontravam-se licenciados no ICP 31 prestadores do serviço fixo de telefone. Destes, 16 encontravam-se em actividade. Do universo de prestadores em actividade, 10 garantiam o serviço através de acesso directo e indirecto, dois exclusivamente através de acesso directo e quatro exclusivamente através de acesso indirecto.




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