A mais recente edição do Ericsson Mobility Report revela que, apesar dos atuais desafios económicos, o número de assinaturas 5G globais pode alcançar a marca dos cinco mil milhões até ao final de 2028. Os especialistas prevêem que, até ao final de 2028, a cobertura 5G global atinja 85%, com as redes de quinta geração a serem responsáveis por 70% do tráfego móvel.

Entre julho e setembro de 2022, verificou-se um aumento de cerca de 110 milhões nas assinaturas 5G globais. Durante este período, o número de assinaturas ascendeu a 870 milhões e espera-se que suba até mil milhões até ao final do ano. A América do Norte e o Nordeste Asiático continuam a registar um forte crescimento a nível de assinaturas 5G e podem registar um aumento de 35% até ao final de 2022.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Os dados indicam que quase 230 dos prestadores de serviços de comunicações inquiridos lançaram serviços 5G até à data, com mais de 700 modelos de smartphones com suporte a redes móveis de quinta geração anunciados e lançados no mercado.

O relatório realça que o 5G se está a afirmar como a geração de conectividade móvel de escala mais rápida. A adoção de assinaturas 5G vai atingir a marca dos mil milhões dois anos mais cedo que a anterior geração de redes móveis.

Entre os fatores que explicam este fenómeno destacam-se a rápida disponibilização de equipamentos com suporte a 5G por parte de múltiplas fabricantes, com os preços a diminuírem mais rapidamente do que sucedeu no caso do 4G, assim como as grandes implementações iniciais de redes de quinta geração por parte da China.

A Ericsson prevê que as ligações do acesso global fixo sem fios (FWA, na sigla em inglês) cresçam de forma mais rápida do que o esperado. As ligações podem crescer 19% ao longo dos próximos 6 anos, ultrapassando 300 milhões até ao final de 2028.

As assinaturas globais 4G estão também a crescer, tendo registado um aumento de cerca de 41 milhões entre julho e setembro de 2022. Prevê-se que atinjam um pico a rondar 5,2 mil milhões no final do ano. Já o  total de assinaturas móveis poderá ultrapassar os 8,4 mil milhões até ao final de 2022, chegando a 9,2 mil milhões em 2028.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.