Durante o mês de março houve um crescimento de 3,2% de equipamentos com suporte a 5G, segundo dados da GSA partilhados pelo Observatório Europeu de 5G. Nas estatísticas da representante dos fornecedores de equipamentos, atingiu-se o redondo número de 1.000 equipamentos de quinta geração de conetividade móvel disponíveis no mercado. Mas o número sobe para 1.334 se forem contabilizados todos aqueles que foram já registados.

Em comparação com o trimestre anterior, houve um aumento de 16,6% de equipamentos disponíveis. E os smartphones contabilizam em cerca de 50% de todos os dispositivos 5G disponíveis, ou seja, 677 equipamentos.

Ainda no que diz respeito a estatísticas relacionadas com equipamentos 5G identificados pela GSA, estão registados 24 form factors distribuídos por 191 fabricantes, com equipamentos disponíveis ou a chegar ao mercado. A organização explica que dos 1.334 estão incluídas algumas variações regionais, mas deixa de fora equipamentos ligados a marcas de operadoras baseadas em modelos existentes.

5G fez crescer receitas de smartphones em 2021. Apple continua imparável
5G fez crescer receitas de smartphones em 2021. Apple continua imparável
Ver artigo

A GSA estima que até ao final do segundo trimestre de 2022, o mercado conte com cerca de 1.200 equipamentos 5G disponíveis.

Recorde-se que, em Portugal, já existem vários modelos de smartphones com suporte a 5G disponíveis no mercado e com preços variados, que pode consultar na galeria que se segue.

Clique nas imagens para conhecer alguns smartphones 5G já disponíveis em Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.