A corrida às patentes parece não ter fim, e desta vez a protagonista é a Nvidia, que estabeleceu uma parceria com a Intellectual Ventures, um fundo de investimento para a aquisição de propriedade intelectual, para a compra de 500 registos de invenções e desenvolvimentos tecnológicos à IPWireless.

O portfólio adquirido está relacionado com a área das comunicações móveis, cobrindo patentes sobre LTE, 3G e 4G, referem as empresas, sem revelarem os pormenores financeiros da transação.

Mediante os termos do acordo, a propriedade das patentes será dividida entre a Nvidia, com a última a ter direitos de licenciamento sobre a tecnologia que não adquiriu. A IPWireless mantém acesso royalty-free às suas antigas patentes.

“Esta aquisição irá completar o nosso importante portfólio de patentes na área da computação gráfica, visual e móvel” afirma David Shannon, vice-presidente executivo da Nvidia no comunicado que dá conta da aquisição.

Os responsáveis da Intellectual Ventures, por sua vez, referem que o investimento feito agora dá acesso a patentes sobre “invenções importantes e standards essenciais”, reforçando ao mesmo tempo a liderança da organização “na construção de um mercado activo para a invenção“.

Refira-se que o fundo de investimento é conhecido pela sua “postura ativa” na perseguição dos direitos da tecnologia adquirida. Motorola Mobility, AT&T, Sprint e T-Mobile são algumas das empresas processadas nos últimos meses.

Este é só mais um episódio na luta pelo poder das patentes que parece não ter fim, mas que muito recentemente conheceu uma (espécie de) trégua entre duas daquelas que têm sido as suas principais protagonistas: a Apple e a Samsung.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.