Um grupo de 26 empresas onde se incluem algumas das principais fabricantes e operadoras de telecomunicações mundiais juntaram esforços para o desenvolvimento de um novo standard capaz de enviar imagens vídeo de alta resolução muito rapidamente, de acordo com um anúncio efectuado pela NTT DoCoMo, uma das promotoras da norma, ontem à noite.




Os serviços para telemóvel baseados nesta nova tecnologia poderão transmitir dados a uma velocidade dez vezes superior ao actual sistema de terceira geração (3G), segundo indicou a operadora japonesa, adiantando que as especificações serão reunidas até 2007, sem contudo referir uma data provável para o lançamento comercial do serviço.




De acordo com o noticiado pelo Nihon Keizai Shimbun, a operadora japonesa deverá introduzir o serviço de vídeo móvel de alta velocidade em 2009, para o qual investirá mais de 708,5 milhões de euros em melhoria de infra-estrutura.




Além da NTT DoCoMo, encarregue do anúncio da aposta na nova tecnologia, fazem igualmente parte do conjunto de promotores a Vodafone, a Siemens, a Alcatel e a NEC.




Este novo standard poderá gerar a procura por telemóveis que integrem ecrãs LCD de maior dimensão - com vista aos jogos e visualização de filmes - e ajudaria as fabricantes a reduzir custos mediante a produção em massa, informam as agências internacionais com base no artigo do Nihon Keizai Shimbun.




Esta iniciativa sobrepõe-se a outras que apostam na criação de uma tecnologia wireless de banda larga a pensar na troca de ficheiros de dados de grande dimensão. É o caso da Flash OFDM, promovida pela Flarion e que entretanto tem vindo a ser testada por fabricantes e operadoras, como a Nextel nos Estados Unidos, a IBM, a Cisco e mais recentemente a T-Online, na Holanda (ver Notícias Relacionadas).




A própria norma 3G prevê já um upgrade na velocidade de troca de dados através da HSDPA - High Speed Downlink Packet Access – que poderá aumentar até 14 Mbps a largura de banda disponível nas redes de terceira geração móvel e que é já denominada por alguns como a 3,5 G.




Notícias Relacionadas:

2004-12-11 - Siemens reclama recorde de 1 Gbps na transmissão wireless de dados

2004-11-05 - Ericsson experimenta tecnologia de comunicação de maior velocidade no 3G

2004-09-15 - T-Online testa tecnologia wireless 10 vezes mais rápida que UMTS