Os dados de localização dos smartphones estão a ser cada vez mais utilizados por Governos à volta do mundo como forma de garantir que os cidadãos cumprem as medidas obrigatórias de isolamento ou quarentena durante a pandemia de COVID-19. A Comissão Europeia vai adotar a estratégia para ajudar a travar a propagação da doença e reuniu-se com oito das maiores operadoras de telecomunicações da União Europeia para preparar um plano de ação.

Entre as operadoras que participarão no projeto da Comissão Europeia estão a Vodafone, a Deutsche Telekom, a Orange, a Telefonica, a Telecom Italia , a Telenor, a Telia e a A1 Telekom Austria, avança a Reuters. A Comissão Europeia garante que, para proteger a privacidade dos cidadãos, os dados serão agregados e tornados anónimos. Além disso, Bruxelas afirma que eliminará as informações assim que o período de crise acabar.

Dados dos smartphones estão a ser utilizados para controlar a COVID-19. Conheça a lista de países
Dados dos smartphones estão a ser utilizados para controlar a COVID-19. Conheça a lista de países
Ver artigo

A decisão surge após Thierry Breton, comissário para o Mercado Interno, ter apelado às operadoras europeias para colaborarem com Bruxelas e disponibilizarem os dados dos smartphones dos utilizadores para ajudar a prever e a conter a disseminação da COVID-19. De acordo com declarações do responsável ao jornal POLITICO, os dados serão também utilizados para prever os locais que terão mais necessidade de equipamentos e materiais hospitalares.

A Autoridade Europeia para a Protecção de Dados afirma que o projeto em si não viola a regulamentação de privacidade, no entanto, poderá levantar algumas preocupações caso são forem estabelecidas regras adequadas. À Reuters, Wojciech Wiewiorowski, responsável pela Autoridade, indicou que Bruxelas deverá definir claramente que dados pretende obter, de forma a manter a transparência do projeto e evitar desentendimentos. O responsável afirma também que a Comissão Europeia deverá limitar o acesso dos dados a especialistas da área.