Deverá ser amanhã apresentado o resultado da parceria entre a Apple e a Motorola que permitirá levar o serviço iTunes para os telemóveis. Aguardado há vários meses o lançamento do equipamento teve já data marcada mas acabou por não se concretizar. Segundo garantiram as empresas na altura tratou-se de um mal entendido que resulta de estratégias de comunicação distintas (ver notícias relacionadas).



Com o aproximar da data marcada pela Apple para uma conferência em São Francisco que servirá para anunciar um novo iPod - e segundo vários rumores o primeiro telemóvel compatível como iTunes - os operadores móveis começam a posicionar-se e a deixar claro o seu interesse no equipamento. Primeiro foi a Cingular Wireless a divulgar aquele que se espera seja o primeiro acordo para a comercialização do equipamento. O anúncio desencadeou outras manifestações de interesse no telefone que traz para o mercado móvel o mais popular serviço de música do mundo.



Já esta semana dois operadores europeus admitiram esforços de negociação com a Apple para trazer o iTunes Music Store para o outro lado do Atlântico. Primeiro foi a T-Mobile que afirmou ter intenções de comercializar o equipamento este Natal e depois o operador do Reino Unido O2 que garantiu estar também a desenvolver esforços para adicionar o serviço ao seu portfólio.



Em Portugal, a Optimus comentou um eventual interesse em adicionar o telefone iPod à sua oferta dizendo que "existe todo o interesse em adicionar o serviço iTunes ao portfólio da Optimus mas, neste momento, ainda é prematuro revelar informações adicionais sobre o tema".



A Vodafone, por seu lado, diz-se satisfeita com o seu próprio serviço de música (o Mobile Music que disponibiliza meio milhão de faixas) considerando-o mais abrangente, já que está disponível para todos os equipamentos com capacidade para o suportar. Fonte oficial da operadora garantiu por isso que, pelo menos para já, a Vodafone não tem intenção de negociar com a Motorola para adicionar o telefone iPod à sua oferta.



A parceria entre a Apple e a Motorola foi detalhada pela primeira vez na CES em Janeiro onde responsáveis das empresas mostraram um dos vários equipamentos em produção. O equipamento terá capacidade para sincronizar com o computador e com a loja de música da Apple, tal como acontece já com o iPod e permitirá guardar centenas de faixas de música.



Os serviços de download de música para telemóvel não são uma novidade. Operadores como a Vodafone têm já ofertas neste sentido, assim como fabricantes como a Nokia ou a Sony Ericsson mas os especialistas acreditam que o iTunes terá capacidade para superar a concorrência, pelo sucesso em que transformou na Internet e pela força que a marca já assegurou.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com um comentário de fonte oficial da Optimus.

[07-09-2005 11:18]: A notícia voltou a ser actualizada para acrescentar a posição da Vodafone.


Notícias Relacionadas:

2005-03-17 - Estratégias distintas explicam confusão na data de lançamento do Motorola iTunes

2005-01-07 - Motorola mostra telemóvel compatível com iTunes na CES

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.