Na sequência de uma recomendação da Autoridade da Concorrência, os três operadores móveis portugueses vão criar sistemas de simulação e comparação de tarifários que disponibilizarão em todos os pontos de venda dos seus produtos até dia 1 de Outubro. O acordo que formaliza esta acção será assinado na próxima segunda-feira sob os auspícios da Autoridade da Concorrência e da APRITEL.

A recomendação da Autoridade da Concorrência para a criação de simuladores, que permitam aos clientes das redes móveis comparar de forma rápida e transparente os vários tarifários, foi feita há um ano, sendo apresentada ao Governo a 22 de Junho de 2005. A Recomendação surgiu na sequência de uma análise do mercado das comunicações móveis onde se constatou que a escolha do tarifário mais adequado ao perfil de cada consumidor se tornava difícil pelo grande número de variáveis a considerar.

Ao mesmo tempo que fazia a recomendação ao Governo a AdC apresentou também aos operadores, através da APRITEL, a associação representativa da indústria de telecomunicações, uma proposta para que fosse desenvolvida em conjunto uma solução que auxiliasse o consumidor nesta área.

Os operadores concordaram agora em adicionar novas funcionalidades às suas ferramentas informáticas para assegurar a produção de resultados comparáveis entre operadores e tarifários, mas só para clientes particulares.

Até 1 de Outubro os operadores vão por isso disponibilizar aos clientes o acesso a estes simuladores nas lojas, sendo que esses simuladores poderão também ser acedidos na Internet até final do ano. Os simuladores vão incluir informação sobre o tarifário que minimiza a despesa do consumidor para o perfil de consumo declarado e ainda a estimativa de despesa mensal para esse perfil de consumo.



De acordo com um comunicado da Autoridade da Concorrência, os operadores comprometeram-se a "efectuar todos os esforços para antecipar as datas da concretização das medidas, na medida do possível".

A comparação de tarifários de chamadas e serviços de comunicação móvel tem sido uma das preocupações das várias entidades reguladoras, tendo a Anacom disponibilizado no seu site um simulador que inclui as ofertas dos três operadores. A nível de tarifários de roaming também a União Europeia tem feito um esforço para que a comunicação seja transparente, promovendo a redução de preços e a publicação de informação num website.

Notícias Relacionadas:

2005-08-05 - Observatório de Tarifários regista mais de 20 mil acessos numa semana

2005-07-05 - Autoridade da Concorrência pede medidas para clarificar escolha de tarifários móveis

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.