
A consideração é feita perante os resultados do mais recente quadro anual de indicadores da Agenda Digital da Comissão, que apontam a falta de investimento em redes de alto débito e a ausência continuada de um verdadeiro mercado único das telecomunicações como as principais causas do défice digital observado.
Com vista a solucionar os problemas confirmados pelos dados do Digital Agenda Scoreboard, o executivo europeu pretende avançar, ainda este ano, com propostas de medidas concretas. "Congratulo-me pelo facto de a Internet estar hoje praticamente em todo o lado na UE, mas não devemos ficar presos a este desafio que já pertence ao passado", declarou a propósito Neelie Kroes.
De acordo com as conclusões divulgadas esta semana, e já tratadas relativamente ao mercado português, a banda larga está agora praticamente em todo o lado na Europa. O desempenho do acesso por satélite melhorou, contribuindo para abranger os 4,5 % da população não cobertos pela banda larga de base fixa.
A banda larga de maior débito chega atualmente metade da população da UE27. Mais precisamente, 54 % dos europeus têm banda larga disponível com débitos superiores a 30 Mb/s.
A Comissão conclui ainda que o acesso à Internet é cada vez mais móvel, quando 36 % dos cidadãos da UE têm acesso à Internet através de computador portátil ou de outro aparelho móvel - o acesso por telemóvel aumentou de 7 %, em 2008, para 27 %, em 2012. A cobertura móvel de quarta geração (LTE) triplicou num ano, tendo atingido 26 %.
A percentagem da população europeia que nunca utilizou a Internet continua a diminuir, estando atualmente nos 22 %. "No entanto, há ainda cerca de 100 milhões de cidadãos da UE que nunca utilizaram a Internet, declarando que tal se deve essencialmente ao custo elevado ou à falta de interesse ou de qualificações", ressalva a CE num comunicado.
Setenta por cento utilizam hoje regularmente a Internet, pelo menos uma vez por semana, face a 67 % no ano anterior.
O comércio eletrónico tem crescido de forma constante, numa altura em que 45 % das pessoas utilizam a Internet para comprar bens e serviços, mas muito poucas pessoas fazem compras transfronteiras, nota a CE.
Bruxelas destaca ainda que os preços do roaming diminuíram em 2012 quase 5 cêntimos, "sobretudo após a entrada em vigor do regulamento neste domínio, em 1 de julho de 2012".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários