A loja de aplicações da Nokia está cada vez mais popular, garante a fabricante. As novas adesões ao serviço Ovi Store estão a crescer a um ritmo de 200 mil novas adesões por dia, contribuindo para elevar o número actual de clientes registados para os 140 milhões, em todo o mundo. Consequentemente, o número de downloads também tem vindo a aumentar e situa-se actualmente numa média de 2,3 milhões por dia.



Em comunicado, a Nokia revela ainda que 70 dos programadores ou editores que desenvolvem aplicações para a plataforma de serviços já conseguiu ver as suas aplicações descarregadas pelos utilizadores mais de um milhão de vezes. Incluem-se neste leque alguns nomes bem conhecidos, como a Electronic Arts, PepsiCo ou Gameloft. Isoladamente os números podem ser ainda mais expressivos. A OffScreen, que detêm várias aplicações para smartphones com ecrã de toque, acumula 45 milhões de downloads. A HeroCraft, já viu o seu jogo Farm Frenzy descarregado mais de 10 milhões de vezes.



A fabricante móvel assinalada também que as melhorias ao Nokia Qt Software Development Kit permitiram uma redução de 70 por cento no número de linhas de código necessárias para desenvolver aplicações para a sua família de telefones Symbian, como factor igualmente relevante para o sucesso da Ovi Store.



A Ovi Store está actualmente disponível em mais de 190 países. Oferece música, aplicações, mapas e outros serviços móveis. Entre eles, o Ovi Mail e o Ovi Chat, que a empresa revela terem ultrapassado os 17 milhões de utilizadores.