Os portugueses estão rendidos à subscrição de serviços integrados de telecomunicações - e que podem conter telefone fixo, telefone móvel, Internet fixa, Internet móvel e televisão. Entre 2013 e 2014 registou-se um crescimento de 11,7% no número de assinantes destes serviços, o que totaliza 308 mil novos clientes.

Atualmente 2,9 milhões de portugueses têm subscrito um serviço integrado de telecomunicações 73% das habitações em território nacional usufruem destas modalidades, de acordo com o relatório da Anacom.

O Meo é o líder deste mercado ao ser responsável por 44,2% do total de subscritores, mantendo ainda uma vantagem significativa relativamente aos 38,3% da NOS. A Vodafone assegura a terceira posição com 10,1% da quota de mercado, superando os 7,3% da Cabovisão.

O triple play - Internet fixa, televisão e telefone fixo - são os mais subscritos, ao representarem 46,5% das preferências, enquanto o quintuple play - Internet fixa, televisão, telefone fixo, Internet móvel e telefone móvel - já é responsável por mais de 33% deste mercado.

Em 2014 os pacotes integrados de telecomunicações geraram receitas de 1,16 mil milhões de euros, com a NOS a contribuir 43,2%, seguido de perto pelo Meo que gerou 41,5% das receitas deste segmento.

No último trimestre do ano passado as famílias portuguesas gastavam em média 50,79 euros com os pacotes integrados de comunicações, o que representa um crescimento de 8,1% relativamente a 2013.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico