O número de assinantes do serviço telefónico móvel continuou a aumentar no segundo trimestre deste ano, fixando-se agora nos 12,4 milhões. Os valores recolhidos pela Anacom representam um crescimento de 0,3 por cento face ao trimestre anterior e de 5,8 por cento face ao período homólogo.
Apesar da grande maioria dos assinantes de serviços móveis ser detentora de cartões pré-pagos - 78 por cento -, foram os planos pós-pagos que mais contribuíram para o crescimento do número de assinantes no período em análise. Este tipo de contrato cresceu perto de 5 por cento no segundo trimestre, enquanto a modalidade pré-paga sofreu um decréscimo de 0,9 por cento no mesmo período.
O regulador explica em comunicado que apesar de Portugal ser um dos países "onde o peso dos cartões pré-pagos é mais elevado", os planos de assinatura têm vindo a ganhar maior expressão, o que poderá ser justificado pela "adesão aos novos serviços de transmissão de dados baseados no UMTS e aos novos planos tarifários pós-pagos".
Entre Abril e Junho, registou-se ainda o aumento do tráfego de voz e de mensagens face ao primeiro trimestre e ao mesmo período do ano transacto. Os números publicados mostram que as chamadas realizadas e as chamadas recebidas cresceram 3,1 e 3 por cento, respectivamente, quando comparadas com o primeiro trimestre, e 5,1 e 4,8 por cento, face aos valores do mesmo trimestre de 2006.
De uma forma geral, e de acordo com a Anacom, o volume de chamadas cresceu, "em termos anuais, a taxas a taxas ligeiramente inferiores à taxa de crescimento do número de assinantes".
O tempo de conversações por assinante também aumentou, passando agora a cifrar-se nos 89 minutos mensais, ou seja, mais dois minutos do que no trimestre anterior.
Ao longo do segundo trimestre foram enviadas 4,6 mil milhões de mensagens escritas, o que representa um aumento de 17,6 por cento, face ao primeiro trimestre e 48,8 por cento em relação à mesma altura de 2006. Este crescimento é uma das consequências associadas aos planos de SMS gratuitos oferecidos pelas principais operadoras, que têm levado à adesão de cada vez mais assinantes.
O tráfego de roaming também observou resultados positivos ao longo do período em análise. O número de chamadas em roaming passou a fixar-se nos 30,97 mil, o que representa um crescimento de 48 por cento face aos três meses anteriores. No que diz respeito ao número de mensagens enviadas em roaming in o crescimento foi de 76 por cento, para as 52,49 mil.
Em relação ao mesmo trimestre de 2006 registaram-se taxas de crescimento entre os
11 e 26 por cento, respectivamente para os casos das chamadas efectuadas e mensagens enviadas.
A Anacom refere ainda que no final do segundo trimestre a taxa de penetração dos serviços telefónicos móveis era de 117,2 por, ficando uma vez mais acima da média da União Europeia, que se fixa nos 107,3 por cento.
Notícias Relacionadas:
2007-06-25 - ANACOM quer aumentar concorrência nas comunicações móveis com BWA
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários