Os responsáveis pelo operador Alcazar Comunicações foram detidos pela Polícia Judiciária, na passada terça-feira, acusados de burla pela Internet. Segundo comunicado daquela instituição, o operador de telecomunicações actuava ilicitamente na prestação de Serviços de Valor Acrescentado, nomeadamente na Internet.



Para além da detenção dos quatro principais responsáveis pela empresa, a acção policial do passado dia 27 de Novembro contou igualmente com o encerramento, mediante selagem, das instalações onde o serviço se desenrolava.



De acordo com o explicado em comunicado da PJ, o inicio das investigações foi motivado por denúncias de particulares que se queixavam de ter recebido contas telefónicas de acesso à Internet de valores inexplicáveis e que de facto não lhe eram imputados.



Ao que tudo indica, a Alcazar induzia em erro os utilizadores de Internet, nomeadamente quanto à tarifação a que passavam a estar sujeitos. Sem autorização dos seus utilizadores, as ligações eram efectuadas por um número de valor acrescentado de linhas eróticas, que custava 659$00 por minuto, numa marcação automática e dissimulada, e não pelo número do ISP escolhido pelo cliente e a valores normais do mercado.



Embora afirme que os valores facturados pela Alcazar ainda não estão totalmente apurados, a Polícia Judiciária suspeita que o dito operador arrecadasse cerca de 5.000 contos por dia.



Preocupada com a generalização deste tipo de situações - e num claro "recado" ao Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) -, a PJ alerta para a necessidade de "um reforço de regras no processo de licenciamento destas empresas, bem como implementação de medidas de fiscalização efectiva".



A Alcazar tinha a sua licença para operar no mercado de telecomunicações revogada pelo ICP desde o passado dia 24 de Outubro, dias depois do mesmo instituto lhe ter instaurado um processo por verificação de várias ilegalidades no serviço Portugal Móvel (ver Notícias Relacionadas).



Notícias Relacionadas:

2001-10-24 - ICP "desliga" Portugal Móvel e aplica coima de 10 mil contos