A NOS continua a estabelecer parcerias com entidades no desenvolvimento do 5G e o município de Pombal juntam-se à lista de cidades conectadas com tecnologia de última geração. A operadora vai oferecer experiências em realidade virtual aos visitantes das festas do Bodo, de forma a demonstrar a capacidade da rede 5G.

Entre as experiências disponíveis, será possível escalar e andar de parapente na Serra de Sicó, visitar o Convento do Louriçal ou dar um passeio na Praia do Osso da Baleia, sem sair do recinto da festa. A iniciativa serve ainda promover o turismo na região, contando dessa forma com o ministro da cultura, Pedro Adão e Silva, que vai testar a tecnologia durante a inauguração das festas do Bodo.

A operadora refere que Pombal já conta com mais de 75% de cobertura no concelho, prometendo a utilização de tecnologias inovadoras e dessa forma tornar-se numa Smart City. Além da experiência de realidade virtual disponível, será ainda utilizada a ferramenta de analítica da NOS para eventos, oferecendo informações sobre os visitantes.

Os dados vão permitir ter acesso à caracterização da audiência presente nas festas, assim como o seu comportamento. A solução de Big Data garante uma análise do impacto do cartaz na afluência dos visitantes, assim como oferece uma ideia do impacto da celebração da festa na mobilidade da região. A NOS diz que esses dados podem depois ser analisados e trabalhados para otimizar a próxima edição do evento festivo. Até ao final do ano, Pombal vai ainda implementar soluções de sustentabilidade, tais como a rega inteligente nos espaços públicos.

Novo HUB 5G da NOS no Parque das Nações teve investimento de 1,8 milhões de euros
Novo HUB 5G da NOS no Parque das Nações teve investimento de 1,8 milhões de euros
Ver artigo

O administrador executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes, salientou que Pombal é um exemplo de como o 5G pode ser utilizado para otimizar qualquer realidade das cidades, com impacto no quotidiano das pessoas. Salienta ainda que se trata de um sinal de que as autarquias estão interessadas no upgrade de soluções inovadoras para se tornarem mais eficientes.

Queremos transformar Pombal numa smart city e temos que estimular a inovação, a criatividade e a inteligência urbana, assumindo a liderança nesta era da transição digital, aproveitando todas as mais-valias das tecnologias emergentes para melhorar o dia a dia da nossa comunidade”, disse Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal.

A NOS conta com as suas soluções 5G em outras cidades portuguesas, tais como Matosinhos, que foi considerada a primeira escola 5G, Albufeira, Seixal, Lagoa, Vila Nova de Famalicão e Barreiro. A operadora conta ainda com soluções 5G no Hospital da Luz, na Fábrica da Sumol, e outros outros espaços. As salas de planeamento e controlo e plataformas integradoras, soluções de rega e de gestão de resíduos inteligentes, são algumas das soluções que se tornam otimizadas pela rede 5G.

De recordar que a NOS inaugurou recentemente um novo HUB 5G nas suas instalações no Parque das Nações, num investimento de 1,8 milhões de euros. Este pretende ser um laboratório vivo, colaborativo e de cocriação para o desenvolvimento de 5G a nível nacional. Este espaço vai ser de ideação, experimentação e transformação tecnológica, naquela que pretende ser a materialização da ambição e capacidade da empresa, procurando a liderança no desenvolvimento do 5G

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.