A Anacom partilhou o relatório mensal sobre a evolução dos preços das telecomunicações, baseado no índice de preços do consumidor (IPC). O regulador afirma que os preços aumentaram 4,8% em fevereiro face a janeiro. “Este é o maior aumento mensal verificado nos últimos 27 anos (desde janeiro de 1996)”, afirma o regulador em comunicado. Em relação ao mesmo período homólogo de 2022, o aumento dos preços foi de 3,9%, sendo a maior variação positiva desde dezembro de 2016.

Portugal é considerado o país da União Europeia em que foi registado o maior aumento de preços das telecomunicações, relativo a janeiro e fevereiro de 2023, numa subida de 5,1%. Na média dos últimos 12 meses, os preços das telecomunicações aumentaram 1,7% no país, comparado com o aumento de 0,1% da média da União Europeia, correspondendo à 10ª variação do valor. A Polónia é o país com o maior aumento (4,9% e os Países Baixos registaram a maior diminuição (3,9%).

Veja na galeria mais dados sobre o relatório da Anacom referente a fevereiro:

Nos dados partilhados pela Anacom, é referido que entre o final de 2009 e fevereiro de 2023, os preços de telecomunicações aumentaram 13,2%, em contraste com a União Europeia que desceu 8,8%. Divergência que foi ainda mais acentuada com os aumentos de preços registados em fevereiro.

Esta evolução confirma o défice concorrencial existente no mercado, potenciado pelo regime de fidelizações em Portugal que não tem conduzido a preços baixos”, disse a Anacom. Acrescentando que Portugal, pelo contrário, baseado em diferentes benchmark, é dos países onde se regista maior aumento dos preços das comunicações eletrónicas.

O regulador avança ainda que Portugal é um dos países onde se paga mais pelos serviços de comunicações. Citando um estudo da Rewheel, no início de 2023, o preço médio por GB das ofertas de internet no telemóvel coloca Portugal no segundo mais elevado da União Europeia e o quarto dos 50 países analisados. Foi também o quinto e o 13º país onde se compra menos tráfego de internet no telemóvel por 25 euros. Por fim, o estudo refere que o país ocupa o 4º e 10º nos preços mensais mínimos mais elevado das ofertas com internet no telemóvel com pelo menos 100 GB. Salienta ainda que na maioria dos mercados com quatro prestadores de serviços, os preços das telecomunicações caíram ou não variaram, mesmo com a inflação a rondar os 9%.

Na análise às ofertas e prestadores em Portugal, a Anacom refere que em fevereiro as mensalidades mínimas são registadas pela NOWO em oito das 13 ofertas disponíveis. A MEO e Vodafone oferecem os preços mais baixos de quatro e dois serviços, respetivamente. No total, há 29 serviços ou ofertas com aumentos de preço e oito com diminuição.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.