
Considerando as necessidades atuais de acesso online, seja para videoconferências de teletrabalho, aulas digitais ou mesmo o entretenimento oferecido pelas plataformas de streaming, a Devolo reuniu dados sobre a situação internacional das velocidades de internet.
A especialista em soluções de powerline, capacidade de internet via rede de eletricidade em casa, reuniu os países com as linhas de internet com maiores capacidades. Baseado em dados da Ookla, especialista na medição da velocidade das redes com a sua ferramenta Speedtest.net, a Singapura é o país com as ligações mais rápidas em março de 2022, registando uma velocidade de download média de 197,97 Mbps e upload de 166,31 Mbps para as redes fixas. No formato mobile, os Emiratos Árabes Unidos destacaram-se em primeiro lugar com uma média de download de 135,35 Mbps e upload de 22,61 Mbps.
Na tabela de rede fixa, Portugal aparece em 16º lugar com uma velocidade média de download de 110,66 Mbps e 76,96 Mbps. Já na rede móvel, Portugal surge em 21º, embora tenha subido 16 lugares na tabela. Neste caso apresenta uma média de 64,30 Mbps e uploads de 13,02 Mbps. Na Europa, os países de destaque são a Dinamarca, quarto lugar na tabela, com 170,38 Mbps de download e 94,52 Mbps de upload. No Top 10 surge o Mónaco em sexto e a Espanha em 10º.
A subida de Portugal no top da Ookla está em linha com o crescimento registado pela OCDE, ainda que nos seus dados o país seja colocado em 11º lugar, entre os 38 mercados listados, mas acima da média (32,1%) entre os países membros da União Europeia. Os dados referem que Portugal apresenta 57,67% das casas conectadas através de fibra ótica.

A Devolo acredita que embora as estatísticas dos testes de velocidade se baseiem em dados dos utilizadores de serviços individuais, estes não oferecem uma imagem completa, embora afirme que os resultados sejam muito positivos, mas com espaço para melhorar. “Em muitas casas, a infraestrutura Wi-Fi continua a ser insuficiente, e um router que potencia, por si só, uma casa inteira com acesso sem fios à Internet atinge rapidamente os seus limites. Os resultados são interrupções de ligação, interrupções durante as videochamadas e más resoluções durante o streaming”, diz a marca.
Nesse sentido, a empresa salienta que o uso das soluções de powerline, garantem sinal de internet a qualquer tomada da casa através da rede elétrica, à sua máxima velocidade. A empresa revelou em março os seus kits Wi-fi 6 Mesh, que são mais fáceis de instalar e usar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários