Ao longo dos últimos dias e até quinta-feira, o TeK dará destaque às empresas portuguesas que este ano asseguram uma presença direta na CeBIT. A feira alemã, que arranca hoje e se prolonga até sexta-feira, é um dos maiores eventos mundiais do sector das Tecnologias da Informação. É um marco incontornável para muitas empresas com ambições internacionais e uma montra indispensável para dar a conhecer produtos e procurar novos contactos com potenciais clientes ou parceiros.



Portugal faz-se este ano representar no evento com sete empresas: Aveidigital, IPBrick, SDILAB, Freedom Grow, DLC e Novatronica. Na mesma lista figurava inicialmente também a Eurotux, que em 2012 se estreou em Hanover, mas optou por não repetir a presença e deixar cair a pré-inscrição. Hoje damos destaque à Aveidigital .



À CeBIT a empresa portuguesa leva este ano um conjunto de novidades relacionadas com a sua marca de telemóveis ZTC. A aposta principal vai para produtos da linha senior e dual SIM, explica Carlos Aguiar, diretor-geral da empresa.



Em 2012 o grupo Aveicellular, que integra a Aveidigital, faturou 79 milhões de euros. Deste valor 45 milhões foram obtidos fora de Portugal, através de negócios em África, América Latina, Estados Unidos, Médio Oriente e Europa.



A dispersão geográfica dos clientes e a intenção de estar em fóruns que permitam contactar com tantos clientes quanto possível, ajuda a empresa a definir a estratégia de participação em feiras internacionais.



"Na prática não temos muitos novos clientes em cada feira que realizamos, temos sim uma apresentação mais pessoalizada dos novos produtos e serviços que o grupo Aveicellular vai dispondo", explica Carlos Aguiar.



E foi para seguir os clientes que nos últimos três anos a empresa se mudou do Mobile World Congress para a CeBIT, depois de alguns anos a assegurar presença em ambas as feiras.



"Nos últimos três anos optamos mais pela CeBIT porque muitos dos clientes também tiveram a mesma opção no que refere às suas visitas", explica Carlos Aguiar, acrescentando que o grupo mantém, no entanto, o interesse na feira de Barcelona e pretende voltar ao certame em 2014. No próximo ano também pretende marcar presença na CES, em Las Vegas. Ainda em 2013 a Filda Angola e uma feira em Hong Kong, em outubro, são as próximas feiras em agenda.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira